Já diz o ditado que só existe eleição ganha quando os votos são depositados nas urnas. Para que você leitor entenda o início da matéria, um fato curioso aconteceu no município de Malhador, agreste sergipano. No último pleito de 2016, derrotada por uma pequena margem de votos, exatos 31, a oposição do município, liderada por Jadinho Faro, esposo da ex-prefeita Sarina, saiu fortalecida e praticamente imbatível para o pleito de 2020.
Sem um nome que representasse o consenso na situação, a eleição se encaminhava para uma vitória inédita da oposição, uma vez que o grupo liderado pelo líder político Dedé do Inhame, nunca havia perdido nenhum pleito desde os anos 80. Enquanto as pesquisas apontavam uma vitória acachapante da oposição, em abril de 2020, surgiu o nome do jovem Francisco de Assis Araújo Júnior, Assisinho, como gosta de ser chamado, para capitanear o projeto.
Apostando num novo modelo de fazer política em Malhador, Assisinho começou a dialogar com a população faltando pouco tempo para o pleito. Uma vitória que para muitos parecia impossível, começou a ser assimilada pelo povo que passou a rejeitar o nome que liderava a oposição e a aceitar a ideia de conferir o mandato ao jovem que na vida pública tinha em seu currículo uma passagem pela Secretaria de Obras do município.
Com o apoio do líder Dedé e da atual prefeita Elayne, Assisinho começou a abrir o diálogo do grupo e a trazer peças que foram fundamentais na construção de uma virada histórica, a exemplo do seu vice, Dr. Everaldo Faro, que havia sido candidato a vice pela oposição em 2016. Retirado da condição de postulante a vice da oposição sem que fosse consultado, Everaldo aceitou o convite de Assisinho para compor a chapa que mais tarde se sagraria vitoriosa.
No último domingo, com 563 votos de frente, Assisinho foi eleito prefeito de Malhador após ter percorrido casa por casa do município com a promessa de ser a renovação que Malhador esperava. Em seu primeiro vídeo nas redes sociais após a sua vitória, o prefeito eleito demonstrou ter descido do palanque e disse estar “aberto para quem queira contribuir para com o desenvolvimento da cidade”.