/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Em Sergipe: Prefeito “fura-fila”, toma vacina toma vacina antes dos idosos e profissionais da linha de frente.

Após a entrega das 31 doses da vacina Coronavac ao Município de Itabi, o prefeito Júnior Amintas (DEM), que não faz parte do grupo de risco desta primeira etapa da vacinação, resolveu furar a fila e ser o primeiro cidadão daquela cidade a ser imunizado contra o novo Coronavírus (Covid-19).

O ato foi gravado e divulgado por meio das redes sociais, o que acabou gerando uma grande repercussão negativa. Diante disso, a Secretaria de Saúde de Itabi divulgou uma nota afirmando que o ato objetivou encorajar a população, através de “um ato de demonstração de segurança, legitimidade e eficácia da vacina” aos munícipes.

Nesta primeira etapa, as poucas doses da vacina encaminhadas para Sergipe foram destinadas para os  profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia, bem como idosos asilados e povos indígenas aldeados. Por isso, o Estado de Sergipe decidiu ingressar com uma representação judicial contra o prefeito de Itabi.

“Os planos de vacinação seguem a lógica de proteção à saúde humana e estratégia de entretanto à doença, com prioridade fixada para, de um lado, proteger os mais sensíveis e, de outro, resguardar os profissionais que atuam na linha de frente. Quando nos deparamos com a situação narrada, da odiosa figura do “fura-fila”, caso confirmada, não se estimula apenas a transgressão, mas reforça uma agressão moral à toda sociedade que deve ser duramente reprimida”, comentou o Procurador Geral do Estado Vinicius Oliveira.

Com a decisão, caberá ao Ministério Público dar prosseguimento aos tramites penais e administrativos para apuração da conduta, informando o Governo do Estado que permanecerá vigilante para correta aplicação do plano de vacinação contra o novo Coronavírus. Além disso, é importante lembrar que recentemente o governador Belivaldo Chagas (PSD) afirmou que esperará a sua vez de tomar a vacina e que não permitiria que nenhum político furasse a fila.

Além disso, o Ministério Público Federal (MPF) instaurará um inquérito judicial, pois quer quer garantias da Prefeitura de Itabi de que o protocolo com os grupos prioritários da vacinação não será novamente quebrado. Enquanto o Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE), por meio da promotoria de Itabi, vai instaurar outro inquérito para apurar o caso.

por: Thiago Farias / Lagartense.com.br

- Veja mais

Fale conosco: