A Delegacia Regional de Lagarto concluiu as investigações relativas à morte de Josué Anselmo Alves Oliveira, de 21 anos. Ele dirigia um veículo de modelo HB20, acompanhado de outros homens, e faleceu após confronto com policiais do 7º Batalhão da Polícia Militar (7º BPM). Após toda a coleta de provas, principalmente com a análise do aparelho celular, autorizada pela Justiça e acompanhada pelo Ministério Público, verificou-se que Josué naquele dia estava participando dos assaltos e conhecia parte dos ocupantes do veículo.
Fotos e vídeos capturados dos aparelhos celulares comprovam que Josué portava um revólver e estava com os homens identificados por populares como autores de diversos crimes na região. Segundo as investigações, todos os ocupantes do veículo estavam realizando assaltos a diversos transeuntes de Lagarto, os quais acionaram a Polícia Militar. Em determinado momento, os policiais visualizaram o veículo e ordenaram sua parada. Mas, os ocupantes atiraram contra a equipe policial e houve o revide, atingindo alguns deles. Foi prestado socorro a todos, contudo Josué evoluiu a óbito. Todos os outros foram presos.
Com o desfecho da ocorrência, foi instaurado um inquérito policial específico no âmbito da Delegacia Regional de Lagarto para apurar as circunstâncias da morte e requisitadas perícias, ouvidas diversas pessoas e realizada a análise do aparelho celular de Josué, em diligência autorizada pela Justiça.