Audiência Pública sobre o Zoneamento ecológico-econômico do Litoral Sul de Sergipe
Aconteceu na manhã da última terça-feira evento promovido pela Superintendência Especial de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, reunindo representantes de todas as cidades do litoral sul do estado, com o objetivo de discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico Costeiro do litoral sul, haja vista que os Estados da Bahia e Alagoas já realizam investimentos turísticos nas áreas litorâneas explorando as suas potencialidades e seus atrativos, coisa ainda distante em nosso estado considerando-se a amplitude das limitações impostas.
Segundo o Procurador do Município de Itaporanga D’ajuda, Marcelo Sobral, “esse é um momento singular, onde podemos discutir soluções sociais, econômicas, ambientais e sustentáveis para o desenvolvimento do turismo da região”.
Durante o evento, o procurador se solidarizou com o Prefeito de Estância com relação aos imbróglios judiciais relativos às construções nas praias do município.
Fato é que a especulação imobiliária bate de frente quando o assunto é preservação do meio ambiente, contudo esta audiência pública com tantas autoridades envolvidas, pode lançar uma luz nos rumos que o turismo no Estado pode tomar, para tanto um profundo estudo de análise dos impactos a médio/longo prazo pode certamente abrir espaço para a implementação de um projeto que seja ao mesmo tempo inovador e sustentável.
Nessa linha se pronunciou o Procurador Marcelo Sobral, cuja preocupação primeva era o desenvolvimento da região andando lado a lado com a preservação.
Quiçá Sergipe avance nessas discussões e consiga fomentar o desenvolvimento do nosso litoral com responsabilidade e com foco no futuro.