/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Criança morre em Propriá e Secretaria de Estado da Saúde emite nota

Nesta sexta-feira, 27,, uma família perdeu a oportunidade de ver o seu bebê nascer mediante a falta de médico obstetra e cirurgião geral na Maternidade São Vicente de Paula, localizada na cidade ribeirinha de Propriá.

Segundo o blogueiro e funcionário da maternidade, Thiago Reis, durante entrevista ao radialista Aelson Santos [durante a realização do programa “Propriá em Debate” na rádio Xodó 102, 9 fm], tudo aconteceu quando uma gestante chegou a unidade no período da manhã em trabalho de parto (já com 10 centímetro de dilatação).

“O bebê não teve chance de lutar pela vida devido à falta desses profissionais”, destacou. Ainda na entrevista, o blogueiro revelou que o obstetra encontra-se de férias e, não foi promovida a sua substituição interinamente. Além, claro, de ausência do cumprimento da jornada de trabalho do cirurgião geral. “Enquanto cidadão propriaense, não irei me calar diante do que vem acontecendo com a Maternidade”, ressaltou.

Em parte da entrevista, Thiago lamentou que, infelizmente, as suas críticas são levadas para o lado político. “Tem sido recorrente a equipe de enfermagem ficar com a responsabilidade de prestar assistência, apesar da qualificação dos profissionais”, enfatizou.

Na ocasião, foi necessário ida a unidade de um médico do programa de saúde da família do município (PSF) para realizar atendimento. Ao término da entrevista, Thiago denunciou que a escala médica não é disponível na recepção da maternidade.

Com informações do programa “Propriá em Debate”

Em Nota Secretaria de Estado da Saúde afirma que bebê chegou sem vida na Maternidade de Propriá

 

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da sua assessoria emitiu uma nota onde nega que bebê tenha morrido na Maternidade de Propriá. Em nota, a SES diz que “o que ocorreu foi que a gestante veio de Japoatã, chegou no hospital com deslocamento prévio de placenta, o bebê perdeu a respiração e acabou vindo a óbito. A equipe médica de plantão, composta por médicos e enfermeiros, fez tudo que foi possível”.

Ainda segundo a nota da SES, “através do sonar foi detectado que o bebê já estava sem vida. Apesar do Hospital Regional de Propriá não estar com obstetra no dia, existia uma equipe de plantão, com cirurgião e pediatra, mas o bebê já chegou sem os batimentos cardíacos”.

A nota conclui dizendo que “em relação às escalas, a Secretaria de Estado da Saúde informa que aguarda decisão do TCE sobre o Processo Seletivo Simplificado, para que essa situação seja completamente resolvida”.

via NENoticias e LagartoNoticias

- Veja mais

Fale conosco: