O combate as drogas é uma luta diária e que parece não ter fim. Ao longo dos anos, vidas são perdidas e famílias são destruídas por causa das drogas. Para se ter uma ideia, atualmente, de cada três pessoas presas no Brasil, uma é pelo crime de tráfico de drogas. Pensando nisso, o conceituado advogado criminalista Francisco Magno, do município Tobias Barreto, no centro-sul sergipano, decidiu reforçar essa luta, mas com um objetivo específico: Evitar que a juventude conheça e adentre ao perveso mundo da drogadição e da criminalidade.
Para isso, com uma simples caixa de som, um microfone, slide e panfletos informativos, ele percorre escolas públicas e privadas, ministrando palestras que discutem a temática das drogas desde a sua origem até as consequências sociais, culturais e jurídicas.
Em entrevista ao Xexo Sergipano, o advogado Francisco Magno comentou que a iniciativa foi resultado de uma triste realidade vivida em seu escritório. “O escritório de advocacia Francisco Magno advogados associados têm como grande parcela de sua clientela pessoas ligadas a venda de substâncias ilícitas (tráfico de drogas), em sua grande maioria jovens, da periferia e sem escolaridade. E foi por isso que resolvemos tomar alguma providência com nossas próprias mãos, para tentar mudar essa realidade”, relembra.
Segundo Francisco, embora seja do Centro-Sul, as palestras estão sendo ministradas em todo o estado de Sergipe, em escolas, igrejas, associações e grupos de alcoólicos anônimos. “Nós queremos conscientizar e prevenir o uso de substâncias lícitas e ilícitas, com o objetivo de desenvolver um senso crítico e responsabilidade, para assim construirmos uma sociedade consciente, sóbria e longe das drogas”, completa.
Ele ainda ressaltou que o trabalho tem cunho social, jurídico e cultural, uma vez que busca unir o máximo de pessoas, principalmente os jovens em situação de vulnerabilidade social, em torno do debate sobre drogas lícitas e ilícitas. “O consumo e circulação da droga atinge a todos direta ou indiretamente, logo, ao conversar sobre o tema estamos movendo um ideal em busca de tornar nossa sociedade melhor, mais justa e sóbria”, encerra.