Neste sábado, 4, o deputado estadual Francisco Gualberto (PSD) concedeu uma entrevista ao comunicador Júnior Papito, durante o Programa Xexo no Rádio, exibido pela Lagartto FM. Na oportunidade, o parlamentar mostrou que sua trajetória política de mais de 20 anos o cacifa junto ao eleitorado sergipano para conquistar um mandato de deputado federal em outubro deste ano.
Em sua argumentação, Gualberto afirmou que foi um deputado estadual útil ao povo sergipano. Para isso, ele lembrou que foi o autor de leis impactantes, como aquela que isenta os cidadãos vítimas de roubo e furto de pagarem taxas para tirarem a segunda via de qualquer documento, a que permite aos desempregados de baixa renda participarem de concurso público sem precisar pagar taxa de inscrição, bem como a que proíbe o pagamento do calção para acesso aos hospitais e clínicas privadas, além daquela que visa combater o assédio moral contra os servidores públicos.
Cabe destacar que as duas últimas leis foram tão impactantes que acabaram federalizadas e passaram a valer em todo o país. “Nosso trabalho beneficiou muitos sergipanos, tanto é que há alguns anos, o Instituto Transparência Brasil nós concedeu o título de deputado estadual sergipano mais competente, porque eles avaliaram que as nossas proposições possuíam um alcance social muito grande”, destacou.
Gualberto também informou que a decidiu disputar uma vaga na Câmara Federal para poder atrair mais investimentos para Sergipe, por meio de emendas parlamentares e parcerias com o governo federal, além de participar de debates que permitirão ao país gerar emprego e renda e, consequentemente, combater a fome, o desemprego, a desigualdade social e ainda frear os índices de violência. “Se eu sou um deputado federal, posso trazer muito mais recursos do que as emendas impositivas de um deputado estadual. Do ponto de vista das leis, o nosso acúmulo de experiência vai nos permitir defender bandeiras que sejam benéficas para o povo de Sergipe e para o povo brasileiro”, reforçou.
Deputado estadual há quase 20 anos, Francisco Gualberto também foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em Sergipe. E embora tenha trocado a sigla pelo PSD de Fábio Mitidieri, ele afirmou que seu candidato a presidente será Luiz Inácio Lula da Silva. “Nós precisamos entender que o bem-estar e a felicidade têm que ser algo que se espalhe na sociedade, ao invés de ser um privilégio de poucos, senão estaremos vivendo em uma sociedade capenga e que exclui. Afinal de contas, muitos crimes que ocorrem no brasil é fruto da desigualdade e da falta de oportunidade”, argumentou.
Gualberto também foi questionado sobre a concretização da pré-candidatura petista ao Governo de Sergipe. Em resposta, ele disse: “Eu prefiro dizer que tenho uma candidatura a governador que está concretizada e que vai fazer Sergipe avançar ainda mais, até pela forma que ele está construindo seu programa de governo, ouvindo as demandas de cada região. Então o nosso pré-candidato é Fábio Mitidieri que está concretamente na disputa e nós vamos contribuir para essa vitória, para que Sergipe avance e nós queremos estar em Brasília para ajudá-lo a desenvolver o nosso estado”, finalizou.