A posse presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 1° de janeiro, em Brasília, tem previsão de empenhar mais de 700 policiais federais. A segurança reforçada abrangerá a região da Esplanada dos Ministérios, incluindo setores hoteleiros onde ficarão hospedadas as delegações estrangeiras.
De acordo com a CNN Brasil, para atender a demanda, a PF convocou agentes e delegados de outras unidades da federação. O trabalho tem a previsão de receber policiais locais na parte ostensiva e o apoio de agentes internacionais – no caso, para a segurança aproximada de chefes de Estado que presenciarão o evento.
Além disso, atiradores de elite devem se posicionar no alto dos prédios dos ministérios, e agentes à paisana estarão circulando em meio ao público para acompanhar a movimentação. A Polícia Militar montará barreiras e acompanhará autoridades federais na Esplanada, desde a altura da Catedral até o Palácio do Planalto.
Já a entrada de veículos nas vias que dão acesso à praça dos Três Poderes ficará proibida, e o público não terá autorização para ingressar na área do evento com objetos que possam representar risco à segurança, como facas, cabos de bandeira e outros utensílios.