Na primeira Sessão Plenária da 20a Legislatura da Assembleia Legislativa de Sergipe, realizada na terça, 07, a deputada estadual Dra. Lidiane Lucena (Republicanos) destacou em seu primeiro discurso os principais compromissos do seu mandato.
A deputada afirmou que irá trabalhar pelo desenvolvimento dos 75 municípios sergipanos e ressaltou que entre as suas principais bandeiras estarão a defesa e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência; a defesa e a promoção dos direitos das mulheres; e a defesa por uma Saúde pública de qualidade e acessível à toda população.
No que se refere aos direitos das mulheres, a parlamentar destacou a necessidade de incentivo ao protagonismo feminino e sua chegada aos espaços de poder e liderança. “Temos que construir e debater propostas que promovam equidade”, disse.
A deputada também utilizou a tribuna para reforçar seu repúdio à violência sofrida por uma mulher, no último domingo, 05, durante uma cavalgada no município de Cristinapolis. Na ocasião, pediu que o caso seja apurado com bastante rigor.
“Precisamos buscar avanços na legislação e no trabalho articulado entre os três Poderes para que possamos conter e prevenir a violência praticada contra as mulheres, bem como as desigualdades que persistem entre as oportunidades para pessoas do gênero masculino e feminino”, afirmou.
Na área da Saúde, a deputada relembrou os desafios que vivenciou nos quase dez anos em que, como médica, trabalhou em diversos hospitais públicos de Sergipe. “Como profissional da Saúde, sei o quanto ainda precisamos avançar no fortalecimento da Atenção Básica para desafogarmos nossos hospitais de urgência e emergência. E a defesa da Saúde Pública não será apenas uma das minhas bandeiras políticas, mas de vida”.
No tocante às pessoas com deficiência, Dra. Lidiane ressaltou os inúmeros desafios enfrentados pelas famílias para ter acesso a tratamentos continuados e de qualidade, que oportunizem, de fato, o desenvolvimento e a autonomia das crianças e adolescentes, além de ressaltar que as dificuldades tornam-se ainda maiores quando eles ingressam na fase adulta.
“Sergipe já possui um equipamento de muita qualidade para o atendimento das pessoas com deficiência, que é o CER IV, mas o acesso a esses serviços segue sendo difícil para as famílias que se encontram em territórios mais distantes da capital. Por isso, um dos meus desejos é ver equipamentos de referência funcionando em cada região do nosso estado, diminuindo a distância e ampliando a capacidade de atendimento”.
Ao agradecer a todos que contribuíram para a sua chegada na Assembleia Legislativa de Sergipe, a deputada Lidiane Lucena afirmou ainda que seu gabinete seguirá permanentemente aberto para todos os gestores municipais, parlamentares, lideranças e sergipanos em geral.
Fonte: Alese