A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quarta-feira (3/5), um mandado de prisão contra o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e outro de busca e apreensão na casa do ex-presidente, em Brasília. A operação foi autorizada pelo ministro do STF Alexandre de Moraes.
As ordens estão sendo cumpridas no âmbito da chamada “Operação Venire”. Segundo a Polícia Federal, a operação investiga uma associação criminosa acusada pelos crimes de inserção de dados falsos de vacinação contra a Covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde.
Ao todo, a PF cumpre 16 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, em Brasília e no Rio de Janeiro. Os policiais também farão análise do material apreendido durante as buscas e colherão depoimentos de pessoas que detenham informações a respeito dos fatos.
A operação
Segundo a PF, as inserções de dados falsos ocorreram entre novembro de 2021 e dezembro de 2022 e tiveram como consequência a alteração da verdade sobre a condição de imunizado contra a Covid-19 dos beneficiários. Um dos que teriam tido o cartão de vacinação alterado seria o próprio Bolsonaro.
“Com isso, tais pessoas puderam emitir os respectivos certificados de vacinação e utilizá-los para burlarem as restrições sanitárias vigentes imposta pelos poderes públicos (Brasil e Estados Unidos) destinadas a impedir a propagação de doença contagiosa, no caso, a pandemia de Covid-19”, diz a PF.
A apuração indica que o objetivo do grupo seria manter coeso o elemento identitário em relação às suas pautas ideológicas, no caso, sustentar o discurso voltado aos ataques à vacinação contra a Covid-19.
As ações ocorrem dentro do inquérito policial que apura a atuação do que se convencionou chamar “milícias digitais”, em tramitação no Supremo.
Os fatos investigados configuram, em tese, os crimes de infração de medida sanitária preventiva, associação criminosa, inserção de dados falsos em sistemas de informação e corrupção de menores.
Operação Venire
O nome da operação deriva do princípio “Venire contra factum proprium”, que significa “vir contra seus próprios atos”, “ninguém pode comportar-se contra seus próprios atos”. É um princípio-base do direito civil e do direito internacional, que veda comportamentos contraditórios de uma pessoa.
9 comentários em “PF prende Mauro Cid, ex-ajudante de Bolsonaro, e faz buscas na casa do ex-presidente”
Nice webpage you possess going here. El suronit está disponible para su venta sin receta en Argentina
I need to to thank you for this great read!!
I absolutely loved every little bit of it. I’ve got you saved as a favorite to check out new things you post…
You actually make it seem so easy with your presentation but I find this topic to
be actually something that I think I would never understand.
It seems too complicated and extremely broad for me.
I am looking forward for your next post, I’ll try to get the hang of it!
achat de médicaments en Allemagne Hormona Trelew Verschreibungspflichtige Medikamente in Genf
электрички из тулы в москву с московского вокзала
москва вьетнам туры на апрель
где купить паллеты деревянные москва москва юрий долгорукий фото
Comprimidos de farmacias canadienses RIA Maastricht medicamentos disponible en Italia
prix avantageux sur les médicaments Fortbenton Rancate medicamentos expédié rapidement vers la Belgique
молитви св. Трифону читати штраф за порчу дерево
в москве
ім’я за гороскопом для жінок гороскоп чоловік стрілець і
дракон сумісність у
Hey there, I think your site might be having browser compatibility issues.
When I look at your blog site in Ie, it looks fine but when opening
in Internet Explorer, it has some overlapping.
I just wanted to give you a quick heads up! Other then that, great blog!