A Polícia Civil divulgou hoje que o pai de um jovem com deficiência física e intelectual foi preso por mantê-lo em cárcere privado e por abandono de incapaz no município de Boquim, em Sergipe. A prisão ocorreu após denúncias feitas por vizinhos, que alertaram a polícia sobre a situação.
De acordo com o delegado Josenildo Brito, ao chegarem à residência do suspeito, os policiais não o encontraram, mas ouviram gemidos vindos de dentro da casa. Diante disso, decidiram entrar no local. Ao entrarem, os agentes já puderam constatar a situação insalubre da casa, com muito lixo, falta de água, luz e condições inadequadas para abrigar uma pessoa com deficiência.
Dentro do imóvel, os policiais encontraram um quarto trancado com corrente e cadeado. Foi necessário romper o cadeado para ter acesso ao jovem, que estava sem roupas, deitado em uma cama no escuro e cercado por suas próprias necessidades fisiológicas. O ambiente não possuía banheiro.
O delegado descreveu a situação como lamentável e destacou a importância do resgate do jovem, ressaltando o compromisso da polícia em proteger e cuidar da vida de todas as pessoas.
Foi constatado também que o pai do jovem recebia o Benefício de Prestação Continuada, no valor de um salário mínimo nacional, destinado a pessoas com deficiência de baixa renda, mas não prestava a devida assistência ao filho.
O jovem foi levado para a casa de um familiar, e a polícia solicita que qualquer pessoa que tenha informações que possam contribuir para as investigações desse e de outros crimes entre em contato com o Disque-Denúncia, por meio do número 181. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fonte:istoearacaju.com.br