A Secretaria Municipal da Saúde de Lagarto, cuja secretária é Polyana Ribeiro, cunhada da prefeita do município, Hilda Ribeiro, não está repassando as vacinas imunológicas BGC contra a Tuberculose e outra contra Hepatite B à Maternidade Zacarias Júnior.
Para evitar infecções e risco de morte, essas vacinas são obrigatórias e devem ser tomadas logo após o nascimento do bebê, conforme previsto pelo Ministério da Saúde. “Nascem mais de 400 bebês por mês aqui. O sistema imunológico delas está exposto, fraco. Imagine quantas crianças em Lagarto poderão morrer pela irresponsabilidade da Secretaria da Saúde”, evidenciou uma funcionária do hospital.
O site Xexo Sergipano teve acesso a um ofício da Maternidade Zacarias Júnior, no qual afirma ausência de profissional de enfermagem da Prefeitura de Lagarto para administrar as vacinas nos recém-nascidos e que a responsabilidade pelo suprimento dos imunobiológicos é da Secretaria de Saúde de Lagarto.
Ainda, no final da solicitação e alerta para o caos, há um pedido: “ Esperamos que este problema seja resolvido o mais brevemente possível”.
Será que esses bebês terão o tempo necessário até o retorno do serviço de vacinação? Mães e pais exigem um posicionamento, secretária Polyana Ribeiro.
1 comentário em “Secretaria da Saúde de Lagarto não repassa vacinação para maternidade; recém-nascidos correm risco de infecção e morte”
Generally I do not learn article on blogs, but I wish to
say that this write-up very compelled me to try and do so!
Your writing style has been surprised me. Thanks, quite nice post.