A CNH Social é um programa que atende brasileiros de baixa renda que não têm recursos para assumir todos os investimentos para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Os estados oferecem um número limitado de vagas anualmente. Então veja qual é a perspectiva social para a CNH em 2023 e como se cadastrar.
A CNH Social permite que os brasileiros acessem o documento, 100% gratuito para aqueles atendidos pelo programa. Para muitos, é uma oportunidade única de garantir a CNH, pois os custos de emissão do documento são altos e impossibilitam que muitos brasileiros o superem.
CNH Social 2023
Devido à importância do programa, as vagas de emprego na CNH Social fecham muito rapidamente. Quem quiser tirar a carteira de habilitação por meio da iniciativa não pode perder tempo.
O acesso é muito limitado e, uma vez que o registro começa, ele tende a preencher todas as oportunidades dentro de algumas horas ou dias.
Além disso, nem todos os estados oferecem o programa. As inscrições são anunciadas através da secretaria de trânsito de cada estado.
A CNH social é apoiada por muitos estados justamente pelo impacto da iniciativa na geração de emprego e renda. Com o documento, as pessoas abrem um leque de oportunidades para o mercado de trabalho, trabalham como motoristas para aplicativos, motoboy e muito mais.
Por esse motivo, embora não seja obrigatório, o programa é uma realidade em diferentes partes do país. Mas vale reforçar que cada unidade federal cria sua própria agenda, com o cronograma e o número de vagas.
Entre os requisitos para o acesso ao programa é necessário:
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos ou estar desempregado há 1 ano ou mais;
- Ser beneficiário de determinados programas sociais;
- Pessoas com necessidades especiais ou pessoas com deficiência;
- Um estudante de uma escola pública;
- Estar inscrito no registo individual (CadÚnico).
Veja abaixo a lista de países que devem abrir vagas pelo programa CNH Social em 2023:
- Acre;
- Alagoas (somente na capital Maceió);
- Amazonas;
- Espírito Santo;
- Goiás;
- Mato Grosso do Sul;
- Pará;
- Paraíba;
- Rio Grande do Norte;
- Sergipe;
- Pernambuco;
- Roraima.
Fonte: www.redebrasilnews.com.br