Hoje, 21, a deputada estadual dra. Lidiane Lucena (Republicanos), utilizou o plenário da Assembleia Legislativa para abordar o Setembro Amarelo, uma campanha de conscientização sobre a saúde mental e a prevenção do suicídio. A deputada, que é médica, destacou a importância do tema e convocou a todos para unirem esforços na promoção da saúde mental.
“A saúde mental foi negligenciada por muito tempo e os cuidados estigmatizados. Isso tem levado muitas pessoas a enfrentar problemas emocionais em silêncio, com medo de serem julgadas ou mal compreendidas”, pontuou a deputada, que apresentou dados relevantes sobre tentativas de suicídio em Sergipe.
Dados obtidos junto à secretaria de Estado da Saúde revelam que, somente em 2022, Sergipe registrou 778 tentativas de suicídio, resultando na perda de 159 vidas. Lamentavelmente em 2023, até o dia 1º de setembro, já foram registradas 525 tentativas de suicídio e 79 vidas perdidas, com a maioria dos casos ocorrendo na faixa etária dos 20 aos 29 anos. “Esses números evidenciam a crise de saúde mental que afeta a sociedade sergipana”, alertou Lidiane Lucena.
A parlamentar enfatizou que a saúde mental não pode mais ser negligenciada e que é fundamental que todos, cidadãos e parlamentares, desempenhem um papel ativo nessa luta.
A deputada também incentivou a criação de um ambiente acolhedor onde as pessoas possam falar abertamente sobre seus sentimentos, medos e angústias, sem julgamento, durante não apenas o Setembro Amarelo, mas todos os meses do ano.