Esta quinta-feira (6) começou com chuva na Grande Aracaju e em toda a faixa litorânea do estado. A previsão é de temperatura mínima de 24ºC e máxima de 32ºC. De acordo com o Centro de Meteorologia de Sergipe, a situação ocorre devido aos sistemas atmosféricos atuantes que causam instabilidades.
A travessa Amapá, no bairro Siqueira Campos, na capital, está parcialmente bloqueada por causa da queda de uma árvore. Agentes de trânsito da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estão no local aguardando equipes da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) para retirada da planta.
Nas regiões Central e Norte de Aracaju, canais transbordaram e ruas ficaram alagadas, gerando congestionamentos no trânsito. Transtornos também foram registrados na ponte Construtor João Alves, na Barra dos Coqueiros. Moradores da região relataram que desistiram de enfrentar as filas de carros e atravessaram para a capital pelo Rio Sergipe utilizando barcos.
Trânsito em ponte na Barra dos Coqueiros — Foto: Betania Guedes
Os acumulados de chuva nas áreas litorâneas e Sul sergipano devem variar entre 50 e 100 milímetros durante as chuvas desta semana.
“São chamadas as chuvas convectivas de verão, essas chuvas são causadas devido aos dias de calor excessivo, quando o ar quente sobe à atmosfera, pois se torna mais leve, criando um deslocamento vertical de massa aquecida de ar, provocando estas chuvas que podem ser intensas e também podem vir acompanhadas de trovoadas, relâmpagos e rajadas de ventos”, disse o meteorologista do Centro de Meteorologia do Estado, Overland Amaral.
A Defesa Civil Estadual pode ser acionada para situações de emergência devem ser informadas pelo telefone 193. Na capital, intercorrências também podem ser informadas pelo número 199. Quem desejar receber alertas via SMS, deve enviar mensagem para o número 40199, informando o CEP da localidade.
1 comentário em “Chuva volumosa chega à Grande Aracaju e causa transtornos”
Explicaram TUDO!!! (até demais), menos até quando (quantos dias) aproximadamente, são previstas mais chuvas… ? ? ?