/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Emília é o nome mais citado

A vereadora Emília Corrêa é a única pré-candidata à Prefeitura de Aracaju confirmada por ela e por quem a segue. Os demais nomes que surgem ainda dependem de questões políticas dos grupos. Emília, inclusive, viaja a Brasília, no início de dezembro, para tratar sobre o novo partido, o PRD, que terá número 25, uma das “paixões” da vereadora, porque é o mesmo do DEM e lembra o ex-governador João Alves Filho, que sempre contou com a sua mais apaixonada admiração. Dificilmente a pré-candidata não permanecerá no partido (fusão do PTB+Patriota) e levará adiante o seu trabalho de manter o eleitor ao lado dela e conquistar o mandato que busca desde que assumiu a Câmara Municipal, neste atual mandato.

Emília não é uma política de grupos, mas geralmente é procurada por partidos políticos que acompanham a sua força eleitoral na Capital. Ainda não está mirando em um nome para vice e deve aceitar indicação de legendas que estarão ao seu lado, fechada em um grupo e que tenha o seu mesmo estilo – ou pelo menos parecido –, que admire o seu projeto político e a acompanhe nessa trajetória. Emília é um nome lembrado imediatamente, quando se faz qualquer previsão sobre o resultado do pleito de 2024. Tem um nome que hoje começa a ser páreo para ela: Yandra Moura (União Brasil), que passa a ser vista como uma candidata em condições de chegar com ela no segundo turno.

A opinião é quase unânime de que “uma mulher será eleita prefeita”, embora o pré-candidato que deve ter indicação do prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), Luiz Roberto, possa reagir nos primeiros meses do próximo ano, em razão da presença mais intensa de Edvaldo nas ruas, lançando novas obras e inaugurando outras. A base aliada ainda não está unida em torno do indicado pelo prefeito, mas isso depende de conversas e ação do governador Fábio Mitidieri, que vai trabalhar para manter a base unida em torno do candidato que tiver indicação de Edvaldo. Ainda não se tem ideia de como isso vai acontecer, mas o dialogo vai se expandir, todos os prós e contra serão ouvidos e debatidos, para que se consiga um nome de total consenso.

Isso ainda parece difícil, mas terá que ser assim…
Sobre PEC e o STF

O governador Fábio Mitidieri (PSD) evitou fazer algum comentário sobre a PEC que trata sobre o julgamento monocrático de ministros do Supremo.

*** Foi sincero: “não estudei bem o tema para poder me manifestar ainda”.
Perspectivas para 2024

Sobre as perspectivas de 2024 para o Brasil e Sergipe, o Fábio Mitidieri acredita que “teremos um ano de boas novas”. E acrescenta: “expectativa é de crescimento, geração de emprego e renda”.

*** Considerou que “estamos num bom momento e devemos continuar assim”.
Emília fica no 25?

De 10 a 15 de dezembro a vereadora Emília Correa, pré-candidata à prefeita de Aracaju, viaja a Brasília para uma reunião com a direção do novo partido, PRD-25.

*** Desse encontro pode sair à decisão de que Emília fica no 25, o que é provável, mesmo que tenha até março para tomar posição partidária, caso pretende outra sigla.
Ainda sem o vice

Emília ainda não está tratando sobre o vice, mas vem conversando com lideranças. O vereador Ricardo Marques (Cidadania) é um nome, mas ele anuncia que vai disputar à reeleição.

*** Também se fala em André Davi (Republicanos), mas o delegado deixa passar que pretende disputar a Prefeitura de Estância e está caminhando ao lado de André Moura (União Brasil).
Troca de partido

Ainda sobre o delegado André Davi, ele, como integrante do Partido Republicano, pode assumir a Câmara Federal em caso de afastamento do deputado Ícaro de Valmir (PL).

*** Não terá esse direito caso troque de partido e busque o União Brasil para disputar as eleições municipais.
Salário na conta

O salário dos servidores ativos e inativos do Estado referentes ao mês de novembro, bem como a segunda parcela do 13º salário, começa a ser creditados nas contas a partir de hoje e seguem até a quinta-feira.

*** O pagamento representa uma injeção de R$ 800 milhões na economia, o que possibilitará aumento do consumo e, consequentemente, a geração de empregos e o crescimento da economia local.
Liberal e eleições

Um dos membros do Partido Liberal disse, em off, que o partido vai muito bem para as eleições municipais em Sergipe.

*** Disse que o partido terá 25% do tempo de televisão e Fundo Eleitoral. Reafirmou que “teremos candidato próprio em Aracaju”, mas ainda não sabe se será homem ou mulher: “isso, somente em março”.
Veto às Polícias Civis

Alessandro Vieira (MDB) diz que o veto do governo à Lei Geral das Polícias Civis desrespeita a categoria e descumpre acordo feito para a aprovação, que foi unânime.

*** Como relator da matéria na Comissão de Segurança Pública, vou trabalhar na mobilização conjunta da Câmara e do Senado para a derrubada do veto.
Fabiano a vereador

O vereador Fabiano Oliveira (PP) confirmou que o seu nome está à disposição para disputar a Prefeitura de Aracaju e deixa claro que pode ir para o desafio.

*** Acrescenta que está na base aliada do governador Fábio Mitidieri e do prefeito Edvaldo Nogueira, e vai analisar os nomes postos à mesa.
Marcio na comitiva

Lula retoma suas viagens internacionais e embarcou ontem para Riade, capital da Arábia Saudita, em sua primeira viagem internacional desde a cirurgia no quadril, feita no final de setembro.

*** O ministro Márcio Macedo faz parte da comitiva e ficará distante de Sergipe por vários dias.
Edvaldo circula mais

O prefeito Edvaldo Nogueira (PDT) está circulando com maior frequência e anunciando novas obras para Aracaju. Faz isso sempre ao lado de Luiz Roberto, que deve ser seu candidato a prefeito em 2024.

*** A cada dia se tem certeza que Roberto será o indicado e que o prefeito Edvaldo Nogueira não abre mão de tê-lo como candidato do grupo ao prefeito.
Franco a prefeito

O ex-prefeito de Socorro José Franco não lançou sua candidatura a prefeito do município, mas deixa claro que se for indicado pelo prefeito Padre Inaldo vai à disputa.

*** Diz que é um nome bem aceito pelo eleitorado da cidade, que já a administrou, e que mantém firme seu nome junto ao povo: “mas sou político de grupo e estarei com Padre Inaldo seja qual for sua indicação”.

Giro pelas redes sociais

Metrópoles – Entregadora que se identifica com gênero não binário denunciou pais por transfobia, porque eles se negam a chamá-la pelo nome social.

Choquei – Mãe afirma que filho de oito anos teve cabelo black power amarrado à força pela professora, em Minas Gerais.

Miriam Leitão – Mercado reprova Lula, mesmo diante da melhora da economia, segundo pesquisa publicada ontem.

Ferllen Fokken – Se o “mercado” esta contra Lula então ele está no caminho certo, porque os interesses do “mercado” não são os interesses do povo que o elegeu.

Key Alves – Diz que vai se mudar para os EUA e voltar a ser jogadora de vôlei porque o BBB deu menos retorno do que o esperado.

Folha – Déficit de 2023 piora, vai a R$ 177,4 bi e se afasta de meta de Haddad para primeiro ano de governo.

Gleisi Hoffmann – Absurda proposta de entregar dois terços do Fundo Eleitoral diretamente aos deputados e senadores. Significa o enfraquecimento dos partidos políticos e da própria democracia.

Conjur – Congresso não pode mudar regras internas do STF por meio de PEC, apontam juristas.

 

Fonte: faxaju.com.br

- Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: