A população mais carente de Simão Dias sempre teve um aliado em Pedro Valentia, durante os doze meses do ano, muitas vezes abrindo mão de sua privacidade e de sua vida pessoal, para socorrer àqueles que lhe procuram.
Contudo, no período natalino esse jovem simaodiense consegue se superar; há sete anos que ele, nos dias que antecede o Natal, organiza em sua residência uma quantidade significativa de cestas básicas e de forma discreta, vai em busca daqueles que hoje estão em risco de vulnerabilidade social e doa não apenas o alimento em sí, mais um pouco do compromisso que têm em contribuir para que essas famílias possam passar um Natal com dignidade e comida na mesa.
Ouvir da própria população seu testemunho de afeto para com esse gesto, é não apenas gratificante, mas poder ter certeza de que se apenas um jovem cidadão, doando um pouco do seu tempo e colaborando para garantir esse momento na vida dos munícipes mais carentes, é a prova cabal de que seu exemplo precisa ser seguido.
Quando alguns adversários, partidários, pessoas ligadas à política simaodiense, não conseguem compreender o porquê do nome de Pedro Valentia estar sempre na boca do povo, de forma espontânea e despretensiosa, é simples: sigam seu exemplo, vão até o povo, hajam com empatia e se coloquem no lugar do outro; Pedro à cada ano que passa consegue aumentar o número de famílias atendidas com esse gesto de solidariedade, isso de fato faz com que no meio do povão, seu legado, seu trabalho, seu nome e sua imagem não sejam esquecidos, ao contrário; seja lembrado por essa gente à cada processo eleitoral.
Longe de se utilizar disso pra se promover, Pedro é enfático em dizer que, como bom Cristão, está fazendo apenas a sua obrigação. Parabéns Simão Dias, pelo Natal repleto de solidariedade e comprometimento; esse é Pedro Valentia.