O Projeto de Lei 553, de autoria da deputada estadual Dra. Lidiane Lucena, que propõe a criação do “Selo Abraço da Vida – Manobra de Heimlich” em Sergipe, foi aprovado durante a sessão da Assembleia Legislativa do estado.
A proposta destaca-se como uma medida inovadora, visando capacitar profissionais de diversos setores, incluindo bares, restaurantes, instituições de ensino e centros comerciais, nas técnicas fundamentais da “Manobra de Heimlich”. “Esta manobra é crucial em situações críticas de engasgo, pois a obstrução das vias áreas requer um socorro imediato. Ter um maior número de pessoas capacitadas à realização da manobra, sobretudo em ambientes em que ocorra consumo de alimentos, pode representar a diferença entre a vida e a morte de muitas pessoas”, pontuou a deputada.
Após sanção por parte do governo, a expectativa é que sejam realizados treinamentos gratuitos ministrados por profissionais do SAMU e/ou Corpo de Bombeiros.
A ideia é que a implementação do “Selo Abraço da Vida” estimule a disseminação do conhecimento sobre a manobra e reconheça os estabelecimentos empenhados na segurança de seus clientes. Dessa forma, a Lei também permitirá que o Selo seja utilizado pelos estabelecimentos em suas peças publicitárias