/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Explosão que gerou desabamento de imóvel em Aracaju ocorreu por vazamento de gás em unidade residencial, aponta Corpo de Bombeiros

Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira, 3, o Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi) e as Defesas Civis estadual e municipal detalharam o trabalho de busca e salvamento no imóvel que desabou após uma explosão na Avenida João Ribeiro, no bairro Santo Antônio, em Aracaju, no último domingo, 31. A explosão ocorreu por vazamento de gás, mas a perícia irá delimitar a dinâmica desse fato que desencadeou também o desabamento.

Ainda conforme os órgãos que atuaram na operação de busca e salvamento, o imóvel não tinha atestado de regularidade do Corpo de Bombeiros, o que impedia emissão de alvará de funcionamento. Portanto, mantinha pessoas morando nas habitações de forma irregular. Dos 48 imóveis (44 deles ocupados), 16 desabaram, causando a morte de cinco pessoas. Outras 14 foram resgatadas com vida.

De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Cardoso, o local não apresentava características externas que demonstrassem que o imóvel era dedicado à residência multifamiliar. “Porque se trata de duas fachadas que, a princípio, mostram ser ramos familiares, mas, quando adentramos, percebe-se que existem residências multifamiliares e muito fora da norma do Corpo de Bombeiros”, evidenciou.

Ainda de acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, a explosão aconteceu em decorrência do vazamento de gás. “Não foi a explosão do botijão, foi o escape do gás. O gás ficou no ambiente e, quando houve um acendimento da tomada e a fagulha, aconteceu a explosão. E isso gerou o desabamento”, explicou o coronel Fábio Cardoso.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, em torno de 16 unidades residenciais ficaram danificadas com a explosão e desabamento. “Como era um piso e mais duas lajes, mais ou menos esses 16 ambientes ficaram danificados. Já os que não ruíram irão para avaliação estrutural para verificar a situação, além da parte da perícia”, detalhou.

Com o desabamento, diversas pessoas ficaram sem moradia, e o Governo do Estado e a Prefeitura de Aracaju estão atuando para o atendimento a essas famílias. “A Secretaria da Assistência Social está dando todo o apoio às famílias desalojadas, já que eram 44 residências habitadas. É um quantitativo grande de material lá dentro. Então é preciso cuidado para ter esse acesso”, ressaltou.

Explosão e mortes

Conforme o tenente-coronel Silvio Prado, secretário de Defesa Civil de Aracaju, é possível que a concentração maior tenha sido no térreo. “Como aconteceu no térreo, toda estrutura de baixo perdeu a sustentação, e a parte de cima veio a baixo. É uma linha de raciocínio, mas é a perícia que irá definir a dinâmica do fato. E identificar essas causas é muito importante, pois nos ajuda a prevenir outros acidentes”, detalhou.

Perícia no imóvel

Segundo o coronel Fábio Cardoso, para esta quarta-feira, 3, está marcada a perícia do Corpo de Bombeiros juntamente com a da Polícia Científica. “São perícias complementares, e uma não anula a outra. A perícia será feita em conjunto com a Defesa Civil de Aracaju, porque ainda há alguma área de instabilidade. Após a coleta de dados e informações, será feito todo o trabalho investigativo, com previsão de 30 dias”, especificou.

Enquanto ainda ocorrem os trabalhos de defesa civil e segurança pública, o imóvel permanece interditado, assim como explicou o tenente-coronel Silvio Prado. “Temos pontos com risco de desabamento. Estaremos com engenheiro e empresas qualificadas para escoramento da estrutura. Faremos o necessário para que a segurança volte e os procedimentos sejam cumpridos”, acrescentou.

Novas determinações para segurança

Diante do caso de explosão com desabamento do imóvel, o Governo do Estado determinou que os órgãos da administração estadual se somem aos órgãos municipais para a criação de uma força-tarefa para fazer uma busca de residências com características similares. “Para que a gente notifique e comece um processo de regularização para promover a segurança de quem habita nesses locais”, explicou o comandante do CBMSE.

Essa busca de imóveis com características semelhantes deve contar com o apoio dos proprietários e, também, dos moradores. “Caso o proprietário não procure o Corpo de Bombeiros, que o morador denuncie pelo telefone 193 ou pelo nosso Fale Conosco para termos dados dos locais que podemos fiscalizar, mas que não é visível identificar pela fachada que é uma unidade multifamiliar”, complementou o coronel Fábio Cardoso.

Orientações para moradores

Para que as pessoas possam morar em propriedades multifamiliares com segurança, o comandante do Corpo de Bombeiros recomendou que as pessoas procurem pelo atestado de regularidade. “É um procedimento inicial de quem quer alugar algum imóvel multifamiliar, isso colabora com a prevenção fazendo com que a gente aumente a nossa capilaridade de proteção da sociedade”, ressaltou o comandante do CBMSE.

 

Fonte: se.gov.br

- Veja mais

9 comentários em “Explosão que gerou desabamento de imóvel em Aracaju ocorreu por vazamento de gás em unidade residencial, aponta Corpo de Bombeiros”

  1. матроне московской молитва о детях материнская сильная дарима перевод имени,
    имя дарима ударение раз приснился коле сон он катился колесом
    подчеркните предлоги
    карта таро мужчина и женщина дьявол молитва о замужестве дочери матроне

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: