Na última terça-feira, 6, o Campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) em Lagarto sediou o seminário “Probidade Administrativa, Inelegibilidades, Controle de Contas e Fake-News – Atuações conjuntas das Cortes de Contas e Eleitoral”. O evento também marcou o lançamento da Escola Municipal de Governo e Administração Pública de Lagarto (EMGAP), criada para qualificar os servidores municipais.
O auditório da CENSIP foi palco da abertura do evento, com a presença de autoridades como a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, a diretora da EMGAP, Nara Rebouças, a ouvidora do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe, juíza Dauquiria Melo Ferreira, o advogado Fabiano Freire Feitosa, o promotor de Justiça Peterson Almeida Barbosa e o procurador da República Heitor Alves Soares.
A prefeita Hilda Ribeiro destacou a importância da capacitação contínua dos servidores para uma gestão mais eficiente. Nara Rebouças, diretora da EMGAP, ressaltou o compromisso da nova instituição em oferecer as melhores oportunidades de formação profissional.
As palestras abordaram temas cruciais: a juíza Dauquiria Melo Ferreira falou sobre “A ouvidoria eleitoral e a violência política de gênero”; o advogado Fabiano Freire Feitosa discutiu “Condutas vedadas aos agentes públicos e propaganda eleitoral”; o promotor de Justiça Peterson Almeida Barbosa explorou “Hipóteses de inelegibilidade à luz da Lei Complementar 64/90 pós Lei da Ficha Limpa”; e o procurador da República Heitor Alves Soares encerrou com “Fake news e inteligência artificial nas eleições”.
O evento foi encerrado com agradecimentos aos participantes, palestrantes e organizadores, destacando a importância da parceria entre a Prefeitura de Lagarto, a EMGAP, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Lagarto e a Universidade Federal de Sergipe. Este seminário inaugural representa um passo significativo rumo a uma administração pública mais íntegra e eficiente em Lagarto.