Um peixe com uma espécie de tumor foi registrado na Lagoa dos Tambaquis, localizada em Estância (SE). A Secretaria de Meio Ambiente de Estância (SE) está acompanhando o caso de perto.
Em entrevista à TV Sergipe, o doutor em ecologia e representante da Sema, Ricardo Emídio, informou que o tumor pode ser causado por uma infecção ou inflamação bacteriana ou fúngica. “Pelas imagens, é possível entender que o dano foi causado por redes de pesca. Lembramos que é proibida a pesca do tambaqui e o uso de arpão nas lagoas do Abaís”, esclareceu.
Ele ainda informa que a Secretaria está desenvolvendo estratégias para a captura e tratamento do peixe com a ajuda de veterinários da Secretaria de Saúde.
Em relação ao risco de contaminação para outros peixes, a pasta municipal informou à Tv Sergipe que a situação está sendo monitorada, e não foram encontrados outros animais na mesma condição. Quanto ao risco à saúde humana, a qualidade da água está sendo testada regularmente, e a presença de caramujos está sendo monitorada.