Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Sergipe registra 18 casos confirmados de vírus Oropouche

Nesta terça-feira (13), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou que Sergipe contabiliza 18 casos confirmados de infecção pelo vírus Oropouche, identificados por critério laboratorial. Segundo a SES, atualmente, apenas um paciente permanece internado no Hospital Regional de Propriá, mas está com uma boa evolução. Os demais casos já evoluíram para a cura. Ele é transmitido principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido popularmente como maruim ou mosquito-pólvora.

De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas da febre do Oropouche são parecidos com os da dengue e incluem dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. “Nesse sentido, é importante que profissionais da área de vigilância em saúde sejam capazes de diferenciar essas doenças por meio de aspectos clínicos, epidemiológicos e laboratoriais e orientar as ações de prevenção e controle”, alerta a pasta.

O quadro clínico agudo, segundo a pasta, evolui com febre de início súbito, cefaleia (dor de cabeça), mialgia (dor muscular) e artralgia (dor articular). Outros sintomas como tontura, dor retro-ocular, calafrios, fotofobia, náuseas e vômitos também são relatados. Casos com acometimento do sistema nervoso central (como meningite asséptica e meningoencefalite), especialmente em pacientes imunocomprometidos, e com manifestações hemorrágicas (petéquias, epistaxe, gengivorragia) podem ocorrer.

Ainda de acordo com o ministério, parte dos pacientes (estudos relatam até 60%) pode apresentar recidiva, com manifestação dos mesmos sintomas ou apenas febre, cefaleia e mialgia após uma ou duas semanas a partir das manifestações iniciais. “Os sintomas duram de dois a sete dias, com evolução benigna e sem sequelas, mesmo nos casos mais graves”.

De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente não há tratamento específico para o Oropouche. As medidas de prevenção recomendadas incluem evitar áreas com a presença de maruins e minimizar a exposição às picadas dos vetores.

Para isso, é aconselhado o uso de roupas compridas e sapatos fechados, além da limpeza de terrenos e locais de criação de animais. A instalação de telas de malha fina em portas e janelas também ajuda a reduzir a exposição.

- Veja mais

19 comentários em “Sergipe registra 18 casos confirmados de vírus Oropouche”

  1. лучшие кафе петропавловска, круглосуточные
    кафе петропавловск погода мангистауский район,
    погода мангистауской области
    шетпе шеберлік мақал, шеберлік туралы нақыл сөздер команда суареса, почему
    суарес ушел из атлетико

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: