/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Não votou no primeiro ou no segundo turno? Saiba como justificar

Quem não compareceu às urnas no primeiro ou no segundo turno das eleições municipais de 2024, precisa justificar a ausência ao Tribunal Superior Eleitoral. O eleitor deve ter atenção com os prazos: quem não votou no 1º turno, que ocorreu em 6 de outubro, deve fazer a justificativa até o dia 5 de dezembro. Em relação ao segundo turno, o procedimento pode ser feito até 7 de janeiro de 2025.

A justificativa pode ser feita por meio do e-Título,  no Autoatendimento Eleitoral ou pelo Sistema Justifica. Pelo aplicativo, basta clicar no menu “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de ausência”.

Já no Sistema Justifica, os eleitores precisam se identificar, preencher o motivo da ausência e anexar, de forma digitalizada, um comprovante da impossibilidade de comparecimento às urnas. A justificativa presencial pode ser feita através da entrega do formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral nos cartórios eleitorais. Deve ser encaminhada uma justificativa para cada turno da eleição.

Caso o eleitor não justifique a ausência dentro do prazo ou não pague a multa correspondente, ficará em débito com a Justiça Eleitoral.

O valor da multa por turno é de R$ 3,51. A guia de pagamento pode ser emitida no cartório eleitoral ou por meio eletrônico, e o pagamento deverá ser confirmado para regularização do título de eleitor.

Enquanto ao eleitor não regularizar a situação com a Justiça Eleitoral, ele não poderá sofrer sanções administrativas, como não conseguir obter passaporte ou carteira de identidade.

Segundo o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965), ao deixar de votar e não apresentar justificativa perante o juiz eleitoral, a pessoa incorre em multa de 3 a 10% do valor do salário-mínimo da região, imposta pelo juízo competente.

- Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: