/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vareadores eleitos de Gararu podem perder a vaga por suposta fraude

O União Brasil está sob investigação da 8ª Zona Eleitoral de Gararu por suspeita de fraude na cota de gênero durante as eleições de 2024, o que pode resultar na perda das duas cadeiras conquistadas na Câmara Municipal pelos candidatos Elizabeth Freira e Valdemir Gato, que obtiveram 624 e 324 votos, respectivamente.

A denúncia aponta que as candidatas Denise Meneses, com apenas 11 votos, e Luzia Vaqueira, com 9 votos, teriam sido usadas como “laranjas” para cumprir a exigência legal de cota de gênero. Ambas não teriam realizado campanhas de rua ou nas redes sociais, o que levantou suspeitas sobre sua real participação no pleito. Além disso, nenhuma delas apresentou prestação de contas de gastos de campanha.

Caso a fraude seja confirmada, será necessária uma recontagem dos votos, o que pode beneficiar os suplentes do PSD, Buraqueiro e Peloco, conforme o site Política de Fato. Esse cenário seria favorável para a prefeita Zete de Janjão (PSD), que aumentaria sua base de apoio na Casa Legislativa, passando de cinco para sete vereadores aliados.

Criado em 2009, o sistema de cotas prevê a destinação de 30% das candidaturas dos partidos para mulheres. Fraudes nesse mecanismo têm sido alvo de crescente fiscalização, e, em casos confirmados, podem acarretar a anulação de todos os votos da chapa envolvida.

- Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: