No município de Tobias Barreto, dez vereadores eleitos pelo PP e PSD estão sob risco de perder seus mandatos devido a ações de investigação judicial eleitoral por suposta fraude à cota de gênero. As ações foram movidas pelo Diretório Municipal do Partido Liberal (PL), que alega que as candidaturas de seus opositores foram registradas de maneira irregular e que houve fraude para cumprir a cota mínima de 30% de candidaturas femininas.
As investigações sugerem que os partidos envolvidos podem ter utilizado candidaturas fictícias, conhecidas como “laranjas”, para atender à cota de gênero, sem a intenção real de que essas candidatas participassem efetivamente do pleito. Isso pode configurar abuso do poder político, conforme destacado nas ações judiciais.
Entre os vereadores que podem perder seus mandatos estão:
Pelo Partido Progressista (PP):
Roberto do IBV – eleito
Perinha de Gal de Filó – eleita
Toinho Barreto – eleito
Bêta – eleito
Nenê do Jacaré – eleito
Pelo Partido Social Democrático (PSD):
Montival da Coalhada – eleito
Junior Cisneiros – eleito
Miguelao – eleito
Cesar Prado – eleito
Luis da Água Boa – eleito
Se as fraudes forem confirmadas, as consequências podem ser severas. Além da possível anulação das candidaturas, os vereadores implicados podem perder seus mandatos, abrindo espaço para a convocação de seus suplentes.
A situação de insegurança jurídica deve estar tirando o sono desses vereadores, além de possibilitar uma grande reviravolta eleitoral em Tobias Barreto.