Moradores da cidade de Japaratuba, bloquearam o trânsito no km-47 da BR-101, por cerca de cinco horas, na tarde deste domingo (6), para protestar contra a morte do servente de pedreiro Wemisson Marcenas dos Santos Júnior, de 22 anos, durante uma abordagem policial. Um protesto com menores proporções também foi registrado na Rodovia Reinaldo Moura. Equipes da Polícia Rodoviária Federal e do Corpo de Bombeiros atuaram na ocorrência.
Através de nota, a Polícia Militar confirmou que o caso será apurado pela Corregedoria e como medida administrativa, os militares já foram afastados das atividades operacionais até a conclusão das investigações.
Segundo informações da PM, Wemisson teria reagido a uma abordagem, neste sábado, após ter sido flagrado conduzindo uma motocicleta de forma perigosa. O veículo possuía as mesmas características, apontadas por populares, de uma moto que havia sido roubada na região.
Ainda segundo a polícia, o jovem não obedeceu a ordem de parada e teria acelerado a moto contra a guarnição, e em seguida apontado uma arma para um dos militares. Ele reagiu e Wemisson foi baleado, sendo socorrido em seguida e levado para um hospital da região, onde faleceu.
A PM informou ainda que a moto possuía irregularidades e foi apreendida juntamente com um revólver calibre 32 e duas munições intactas.
Segundo a irmã do jovem, Whellen dos Santos, ele estava acompanhado de um primo gravando um vídeo das manobras com a moto, quando a polícia chegou deu voz de parada e ele não teria obedecido, sendo baleado em seguida.
Ainda de acordo com ela, o irmão não estava armado e o único objeto que ele portava era o celular utilizado para a gravação.
O corpo de Wemisson foi sepultado na manhã deste domingo em Japaratuba.