A Prefeitura de Lagarto está preparada para combater o novo coronavírus? A resposta nós podemos ver na série de trapalhadas feita pela Prefeita de Lagarto Hilda Ribeiro. Vamos listar abaixo os fatos e os leitores poderão tirar suas conclusões.
1. Com casos suspeitos em Lagarto, pessoas que chegaram de viagem do exterior, principalmente da Itália, e caso confirmado no estado de Sergipe a Prefeita Hilda Ribeiro não realizou nenhum movimento para tranquilizar a população na semana passada.
2. A Imprensa e a população pressionaram muito para uma resposta da gestão municipal, então Hilda fez o que? Mandou fazer uma arte com a marca da gestão. Lamentável.
3. As críticas sobre o papel da Prefeitura de Lagarto aumentaram, uma vez que todos os municípios sergipanos já estavam apresentando seu plano de contingência e a Prefeita de Lagarto não sabia nem do que se tratava isso.
4. Depois da revolta da população e mais críticas da imprensa e de pessoas influentes em Lagarto, Hilda resolveu convocar uma entrevista coletiva. Nova enxurrada de críticas da comunidade lagartense.
5. Enquanto as orientações do Ministério da Saúde era para não convocar atos de aglomeração, a inexperiente gestora convocou. Ela deixou servidores e comunicadores lagartenses apertados numa sala minúscula, onde ela estava tossindo, sem uso de lenço, papel ou máscara, usando a mão na boca e tocando em objetos. Uma cena chocante em tempos de coronavírus.
6. A reação da população foi imediata. Hilda recebeu uma espécie de nota zero por sua postura diante do caos que se instala em todo Brasil. Acuada e sem saber como proceder nesse momento, ela suspendeu as aulas, mas as perguntas sobre como os postos de saúde iam se preparar para receber possíveis doentes ela não conseguiu responder.
7. A partir disso surgiram diversas denúncias sobre as condições deploráveis das unidades de saúde do município. Denúncias feitas pelos próprios servidores, como a falta de auxiliares de limpeza no Posto de Saúde do Maroto, falta de ar condicionado em salas de vacina, falta de profissionais suficientes nas unidades e total despreparo da gestão, que não fez sequer uma reunião com os servidores da saúde para tratar do coronavírus.
8. Hoje Lagarto é uma incógnita no combate ao vírus. Enquanto Itabaiana leva cuidado até para caminhoneiros que chegam de outros estados, Hilda Ribeiro nem mesmo foi levar orientações às milhares de pessoas que frequentam a feira livre da cidade e o mercado municipal. Então, lagartenses, tentem não sair de casa, tentem não ter contato com o coronavírus, porque a saúde de Lagarto não garante nenhum cuidado nesses tempos de pandemia.