Jornalista sergipano disponibiliza PDF de livro que fala sobre falta de ar.
Nesse momento crítico de quarentena social, o jornalista lagartense Iuri Rodrigues disponibilizou em PDF sua obra denominada “Um lugar para respirar”.
O premiado livro reportagem é único no Brasil e retrata a rotina de quem espera por um transplante pulmonar na Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. A espera, a angústia, as vitórias e o desespero são tratados no livro com muita emoção numa linguagem literária.
“Esse foi meu primeiro livro. Convivi durante meses com pessoas carentes de respiração. Foi uma tarefa que escolhi por questões de natureza pessoal, e retomo com esse assunto nesse momento de coronavírus, porque acho necessário mostrar para as pessoas, através das palavras, como é doloroso viver em busca de ar! Nos encontros e nos acompanhamentos que fiz com os personagens, interrompia com frequência as entrevistas, porque a sensação que eu tinha era de que as pessoas estavam morrendo afogadas em minha frente. E de fato muitos morreram. De lá pra cá, passei a cuidar mais da minha respiração, passei a ouvi-la. Sim, porque a gente não percebe que está respirando, só nos damos conta que respiramos, quando estamos perdendo. E não é fácil viver procurando ar. Não é mesmo. Não tenho problema de pulmão. Nunca tive. Mas esse livro reportagem que escrevi na Santa Casa de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, me faz retomar o fôlego sempre. Fiquem em casa, cuidem-se e cuidem dos outros. Até hoje não me recuperei dessa experiência! Não há nada pior na vida do que você procurar um lugar para respirar e não encontrar”.
CLIQUE NO LIVRO PARA BAIXAR!