Através de um decreto municipal, a Prefeitura de Ribeirópolis, em nome do prefeito Antônio Passos determinou a abertura do comércio em geral no município, com algumas restrições e obedecendo as medidas de higienização e prevenção ao coronavírus.
Dentre as restrições está que os restaurantes, bares e lanchonetes devem continuar fechados, utilizando apenas os serviços de delivery ou retirada na entrega.
A realização de eventos e de reuniões, tanto de empresas públicas como privadas fica proibida.
Apesar da liberação do comércio, medidas de isolamento social continuam e as empresas devem utilizar as medidas de segurança recomendadas pelos órgãos de saúde, como por exemplo: evitar o grande número de pessoas nas lojas, e estas devem estar afastadas, higienização nos estabelecimentos continuam, bem como a proteção dos funcionários.
Além disso, o comércio funcionará com horário reduzido e o proprietário deve disponibilizar álcool gel 70% para os clientes e os funcionários devem utilizar máscaras.
Também é recomendado que os estabelecimentos fixem horários ou setores para atendimento de pessoas com mais de 60 anos e do grupo de risco do Covid-19.
A feira do município também deve ocorrer na sua normalidade.
O decreto também recomenda que a população use máscaras quando estiver circulando nas ruas.