Familiares de um idoso de 73 anos, hipertenso, que faleceu com Covid-19 no Hospital Cirurgia, na manhã desta terça-feira (7), disseram que o corpo dele foi trocado pelo de uma mulher.
De acordo com parentes, o corpo do idoso foi enterrado em uma cidade do interior da Bahia, para onde deveria ter sido encaminhado o corpo da mulher que também faleceu na unidade de saúde.
Uma filha do idoso precisou viajar para a Bahia para autorizar a retirada do corpo e a transferência dele para a cidade de Itabaiana, onde reside a família.
O que diz o hospital
O Hospital de Cirurgia informou, através de nota, que lamenta profundamente, a troca de corpos ocorrida no necrotério dessa instituição hospitalar na manhã desta terça-feira, entre pacientes acometidos pela Covid-19
Segundo o hospital, imediatamente após tomar conhecimento do ocorrido, a direção entrou em contato com os familiares envolvidos para se desculpar, corrigir o problema e oferecer toda a assistência necessária para atenuar o abalo causado.
Informou, ainda, que foram adotadas todas as medidas administrativas cabíveis para apuração do caso, com consequente aplicação das penalidades pertinentes, para que fato como este, em hipótese alguma, se repita.
O hospital diz que reforçou junto à equipe de colaboradores o procedimento para o manejo dos óbitos de pacientes, conforme previsto no ‘Guia para o Manejo de Corpos no Contexto do Novo Coronavírus (Covid-19)’ do Ministério da Saúde, inserido no Plano de Contingência adotado pela unidade de saúde.
por: Pingou Notícias