Escola Municipal São Domingos, no povoado de Porto da Folha com o mesmo nome, encontra-se desativada há anos. O prédio que antes servia a formação de crianças agora encontra-se em estado de completo abandono. Não existe sequer a madeira do telhado, portas e janelas também foram removidas. As imagens são de completa desolação.
O Xexo pesquisou e constatou que a escola está desativa pelo menos desde 2017, e que era a única do Povoado São Domingos. No Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) — indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas, a cidade de Porto da Folha está com nota 3,5 no último ano divulgado, 2017. A Educação na cidade parece que já teve dias melhores, pois em nota do ano de 2013 a cidade possuía nota 4,1, porém, ainda abaixo da média nacional.
Através do site QEdu, que reúne informações sobre índices educacionais de todo o país, descobrimos que das 16 escolas municipais, metade estão em situação de Alerta, no vermelho, outras cinco não possuem dados e as 3 restantes estão em situação de atenção. Veja a tabela clicando aqui: Porto da Folha Ideb.
A meta para este ano, 2019, é alcançar 4,2 no índice. Difícil acreditar que o município consiga reverter essa difícil situação.
Na atual gestão a educação parece não ser prioridade na cidade do Alto Sertão Sergipano. As perpesctivas para a Educação em Porto da Folha são as piores possiveis.
Abaixo, imagens do que era a Escola Municipal São Domingos: