Pouco mais de 2,6 mil eleitores do município de São Francisco, distante 68 Km de Aracaju, vão às urnas neste domingo (1º) para eleger um novo prefeito. O mandato de apenas um ano está sendo disputado por Alba de Ailton (MDB), José do Carmo Filho (PDT) e Luan Araújo (PSB). O vencedor substituirá Altair Nascimento (PSB), cassada porque, durante a campanha de 2016, prometeu empregos públicos em troca de votos.
O Tribunal Regional Eleitoral disponibilizou 20 urnas eletrônicas. 12 delas foram instaladas nas sessões espalhadas pela cidade, enquanto as oito restantes ficarão de reserva visando substituir as que apresentem defeito durante o pleito deste domingo. Por sua vez, a Polícia Militar mandou para o município 100 policiais visando garantir a ordem das eleições. Eles vão permanecer em São Francisco até depois da apuração dos votos, que começará a partir das 17 horas.
A emedebista Alba Nascimento entrou na disputa em plena campanha eleitoral. É que o marido dela e ex-prefeito Ailton Nascimento (MDB) teve a candidatura cassada pela Justiça Eleitoral. O juiz Evilásio Correia de Araújo acatou ação de improbidade fundamentada na rejeição das contas de Ailton pelo Tribunal de Contas de Sergipe. Alba, que já foi 1ª dama de São Francisco três vezes, tem 56 anos de idade e é professora aposentada da rede estadual.
Candidatos
Luan Araújo (PSB) é candidato a Prefeito pela coligação “Agora é Diferente”. Atualmente, ele ocupando o cargo de vereador. Luan tem 31 anos, é formado em Enfermagem, tem mestrado e é professor universitário. Iniciou a vida política aos 28 anos quando foi eleito o 2º vereador mais votado nas eleições de 2016. O candidato propõe uma forma diferente de fazer política.