O Fan F1 teve acesso com exclusividade a um áudio de uma mulher identificada como Ana Lúcia. De acordo com a denúncia recebida pelo Fan F1, ela foi candidata a vereadora do Município de Nossa Senhora do Socorro pelo PP, no pleito deste ano.
No áudio ela revela que teve uma candidatura “laranja”, ou seja, foi candidata apenas para cumprir a cota de 30% de candidaturas femininas, que os partidos precisam cumprir.
“Eu não fui candidata para pedir voto a ninguém não. Eu fui candidata para preencher o quadro do Padre”, teria dito a candidata.
O PP lançou 30 candidatos, nove deles, precisavam ser mulheres. Uma, Eliene Melo, não teve votos e a outra, Ana Lúcia, teve apenas um voto.
Por conta desta situação, dois partidos (PP e AVANTE) podem ter todos os votos anulados.
Corre na Justiça Eleitoral duas ações judiciais alegando que existiram supostas candidatas “laranjas”.
A ação questiona a quantidade de votos obtidos por algumas candidatas.
No partido progressista, ao todo três das candidatas tiveram 0, 1 e 3 votos, caracterizando, segundo a ação, que houve burla do percentual mínimo de 30% de mulheres para montar uma chapa proporcional.
No Partido AVANTE a situação é mais grave, de acordo com ação o partido não atingiu o mínimo de 30% do percentual de candidatas mulheres e ainda uma de suas candidatas teve o registro indeferido, e nem mesmo ela, votou em si mesma, caracterizando candidatura laranja, segundo consta na ação judicial.
Os candidatos eleitos dos dois partidos podem não ser diplomados nesta sexta-feira, 18, caso o juiz acate os pedidos constantes na ação judicial.
via: Fan F1