Pouco após a eleição que escolheu os novos conselheiros tutelares e suplentes, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro, atendeu os dez primeiros colocados na última eleição para Conselheiros Tutelares da cidade. Os mesmo reivindicaram melhorias para o funcionamento do órgão que é tão importante para a sociedade e solicitaram a abertura de um novo distrito, que inicialmente especulava-se que seria aberto na Colônia Treze, o maior povoado do município.
Os conselheiros foram atrás dos vereadores e tiveram total apoio, todos assinaram uma indicação (554/2019) no dia 13 de outubro deste ano, e declararam apoiar o trabalho do Conselho Tutelar na cidade.
A prefeita Hilda Ribeiro disse que seria uma ótima ideia e que tinha o interesse de investir nesse órgão , sendo que ela seria a primeira Prefeita a olhar com carinho e valorizando o trabalho do Conselho Tutelar que atualmente recebe uma remuneração mínima diante do trabalho desenvolvido em prol das crianças e adolescentes. Ela, juntamente com o procurador do município ficaram de dar o retorno mas até hoje os Conselheiros aguardam e o caso já foi lançado no mar do esquecimento.
Em curso de capacitação realizado para os eleitos e suplentes, o secretário do Desenvolvimento Social e do Trabalho, Valdiosmar Vieira Santos, jogou um balde de água fria nos conselheiros, quem estava presente afirma que ele foi categórico e “rude” ao dizer que a abertura de um novo distrito não é um projeto politico para curto prazo, desesperançando os presentes no curso.
Ao que tudo indica, o projeto do novo distrito não é prioridade para a administração. Lagarto possui aproximadamente 110 mil habitantes, tem um território vastos e conta com 119 povoados, no entanto, apenas 5 Conselheiros Tutelares estão atualmente encarregados de defender as crianças e adolescentes do município.