/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Talysson comemora sanção da Lei de sua autoria que protege idosos contra golpes financeiros

Sancionada no dia 13 de janeiro, a agora Lei 8.964/22 trata da criação da “Campanha de Combate a Golpes Financeiros Praticados Contra Idosos”. A nova norma institui que, em toda primeira semana de outubro, ações de cunho informativo sejam realizadas em todo o estado com o objetivo de ajudar os idosos a se protegerem contra crimes financeiros.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), houve um aumento de 60% no número de tentativas de golpes financeiros contra idosos desde o início da pandemia. Dois fatores são importantes para explicar esse aumento: o crescimento do número de transações digitais causado pelo isolamento social e a vulnerabilidade dos consumidores, especialmente os idosos. 70% dos golpes são tentativas de estelionatários de conseguir as senhas e os códigos das contas dos idosos, que por falta de conhecimento, acabam cedendo.

“Quando tomei conhecimento do elevado índice desses golpes, principalmente contra os idosos, percebi que o Estado deveria fazer parte dessa luta em proteção a eles. Propus ainda em 2020, logo no começo da pandemia, o PL que acaba de virar Lei, que tem o objetivo de criar uma campanha educativa de proteção aos idosos. A campanha será realizada anualmente, toda primeira semana de outubro, já que o dia 1º é o Dia Estadual do Idoso”, Destaca o parlamentar.

As ações, produzidas pelo Estado durante o início de outubro, priorizarão os seguintes temas:

> Prevenção e repressão aos crimes aos crimes de estelionato contra os idosos;
> Proteção e auxílio às vítimas idosas de golpes financeiros;
> Divulgação massiva dos golpes mais praticados contra os idosos e os meios para evitá-los;
> Orientação das condutas a serem tomadas após a constatação de um golpe.

“Esse é o melhor caminho para que possamos proteger os nossos idosos contra criminosos que se aproveitam da fragilidade deles. Fico feliz que o poder público tem atuado de acordo com as necessidades do povo, tem se importado com os problemas das pessoas. É desse jeito que a gente vai construindo um Sergipe melhor pra todos”, celebra Talysson.

 

- Veja mais

Fale conosco: