Como consultar o PIS/Pasep esquecido?
Para quem recebe o PIS (trabalhador de empresa privada):
- No Aplicativo Caixa Trabalhador;
- No site da caixa;
- Pelo telefone de atendimento da Caixa: 0800 726 0207.
Para quem recebe o Pasep (servidor público):
- Pelos telefones da central de atendimento do Banco do
- Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas);
- 0800 729 0001 (demais cidades);
- 0800 729 0088 (deficientes auditivos).
Vale ressaltar que os trabalhadores também podem consultar o PIS/Pasep pelo central de atendimento Alô Trabalho, no número 158, além do aplicativo Carteira de Trabalho Digital, disponível para Android e iOS.
Quem tem direito?
Para ter acesso aos valores, é necessário:
- Estar cadastrado no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter recebido remuneração mensal média de até dois
- salários mínimos durante o ano-base de 2019;
- Ter exercido atividade remunerada por, pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base de 2019, é requisito para receber o benefício; e
- Possuir os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)/eSocial.
Como sacar o PIS/Pasep esquecido?
Para sacar os recursos, o trabalhador pode solicitar o pis/Pasep atrasado em uma das agências do Ministério do Trabalho e Previdência Social. Além disso, existem outras opções, como:
- através do centro de Allo Trabalhador, pelo telefone 158;
- Por e-mail, em uf@economia.gov.br, substitua as letras
- “uf” pela abreviação do país em que reside;
- aplicando um cartão de visita digital (CTPS); ou
- Através do Gov.br do portão.
Por fim, é importante ressaltar que o valor do benefício pode variar de R$92 a R$ 1.100, dependendo do número de meses que trabalhou no ano base. Aqueles que trabalharam por um salário com carteira assinada durante os 12 meses de 2019 terão acesso ao maior valor.
O governo ainda pode emitir uma nova parte do PIS/Pasep este ano?
Muitos trabalhadores permanecem em dúvida sobre a emissão do abono salarial do PIS/Pasep para o ano-base 2021. No entanto, para esclarecer essa questão, é necessário observar as regras de distribuição do programa.
Este ano, o governo federal emitiu um abono salarial para trabalhadores de empresas privadas e públicas que atuaram com carteira assinada em 2020. Os depósitos ocorreram em fevereiro e março.
Acontece que, em 2021, o pagamento do abono foi adiado devido à transferência de recursos. Assim, os trabalhadores acreditavam que em 2022 o pagamento seria dobrado, mas a suposição acabou não acontecendo.
Portanto, o pagamento para 2021 deverá ser feito apenas em 2023. De qualquer forma, para obter valores, os trabalhadores terão que cumprir os seguintes requisitos:
- Estar cadastrado no BIS/Pasep por pelo menos cinco anos em 2021;
- Eles recebiam, em média, até dois salários mínimos por mês em 2021;
- Exercer atividade remunerada de pessoas jurídicas, por pelo menos 30 dias consecutivos, ou não, no ano-base 2021;
- Além disso, a empresa deve ter fornecido corretamente os dados dos funcionários na lista anual de informações sociais (RAIS).
Vale ressaltar que para 2023, a previsão é que o valor emitido para pagamentos seja de 20 bilhões de reais, destinado a cerca de 23 milhões de cidadãos. No entanto, é importante ressaltar que, até o momento, não há informações sobre as regras estabelecidas para recebimento.