/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

General de quatro estrelas dos EUA alerta para guerra com a China em 2025

Um general de quatro estrelas da Força Aérea dos Estados Unidos disse em um memorando que seu instinto lhe dizia que os Estados Unidos lutariam contra a China nos próximos dois anos, comentários que autoridades do Pentágono disseram não ser consistentes com as avaliações militares americanas.

“Espero estar errado”, escreveu o general Mike Minihan, que chefia o Comando de Mobilidade Aérea, à liderança de seus cerca de 110.000 membros. “Meu instinto me diz que vou lutar em 2025.”

A carta era datada de 1º de fevereiro, mas havia sido enviada na sexta-feira.

As opiniões do general não representam o Pentágono, mas mostram preocupação nos mais altos escalões militares dos EUA sobre uma possível tentativa da China de exercer controle sobre Taiwan, que a China reivindica como território. Tanto os Estados Unidos quanto Taiwan realizarão eleições presidenciais em 2024, potencialmente criando uma oportunidade para a China realizar uma ação militar, escreveu Minihan.

“Esses comentários não são representativos da visão do departamento sobre a China”, disse uma autoridade de defesa dos EUA.

O secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin , disse no início deste mês que duvidava seriamente que o aumento das atividades militares chinesas perto do Estreito de Taiwan fosse um sinal de uma invasão iminente da ilha por Pequim.

A China intensificou sua pressão diplomática, militar e econômica nos últimos anos na ilha autogovernada para aceitar o governo de Pequim. O governo de Taiwan diz que quer a paz, mas se defenderá se for atacado.

A Reuters revisou uma cópia do memorando de Minihan, que foi relatado pela primeira vez pela NBC News.

Em resposta a um pedido de comentário, o brigadeiro-general da Força Aérea Patrick Ryder disse em comunicado que a competição militar com a China é um desafio central.

“Nosso foco continua sendo trabalhar ao lado de aliados e parceiros para preservar um Indo-Pacífico pacífico, livre e aberto”, disse ele.

 

Reportagem de Idrees Ali e Ted Hesson em Washington; Edição de Daniel Wallis
Fonte: Reuters

- Veja mais

35 comentários em “General de quatro estrelas dos EUA alerta para guerra com a China em 2025”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: