Má hidratação, dieta pobre em nutrientes, frio, calor, tecidos mais ásperos, mudanças hormonais… existe um sem fim de possíveis causas para a pele seca, uma condição mais ou menos comum e facilmente tratada com um estilo de vida saudável e o uso dos cremes adequados.
Contudo, se alguns fatores podem ser os responsáveis pela pele seca, esta mesma condição cutânea pode ser o espelho de problemas de saúde até agora desconhecidos para a pessoa.
De acordo com a publicação Prevention, a pele seca pode ser um indicador prévio de diabetes, pois quando os níveis de açúcar estão elevados, o corpo perde fluídos muito rapidamente, o que faz com que a pele fique desidratada e, depois, seca. Porém, salienta a dermatologista Helena Rosenzweig, para que a pele seca seja um sinal claro de diabetes é necessário que ande de ‘mão dada’ com outros sintomas, como a sede, a maior vontade de urinar e a fadiga.
O hipotiroidismo pode ser também uma condição espelhada pela pele seca, uma vez que a capacidade de reparação celular fica mais lenta com o avançar da doença. Se a secura da pele surgir lado a lado com sinais de prisão de ventre, temperatura corporal mais fria e indícios de depressão, o melhor é mesmo consultar um médico o quanto antes.
Diz a publicação que o cancro da pele é um outro problema cuja pele seca pode ajudar a identificar, em particular quando a região afetada tem um ou outro sinal mais irregular, irritado ou de textura e cor diferente. As doenças nos rins podem ser igualmente espelhadas na pele seca, especialmente se esta ficar ainda irritada.