Tem notícia boa do setor pecuário.
Nesta semana, nasceram no município de Itabi, no médio sertão sergipano, as duas primeiras bezerras resultados da inseminação feita em agosto do ano passado, por meio do programa de melhoramento genético do Governo de Sergipe. O processo ocorreu na fazenda Bacurada, do produtor Orlando Menezes Neto, localizada no povoado Boa Hora.
Melhorar geneticamente o rebanho bovino de Sergipe é uma das metas do Governo do Estado. Para alcançar esse objetivo, uma das principais ações tem sido a realização do programa Mais Pecuária Brasil, de Inseminação Artificial por Tempo Fixo (IATF).
Realizado em parceria com a Confederação Nacional de Agricultores e Empreendedores Familiares Rurais (Conafer), o programa é coordenado em Sergipe pela Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), por meio da Emdagro, e já começou a render frutos.
Em 2022, o programa IATF fez inseminação de 402 matrizes e teve um percentual de prenhez de 41%. Para 2023 a meta é fazer a inseminação de 500 a 600 animais, atendendo tanto à pecuária de leite como à de corte. Até o momento, já temos 15 produtores cadastrados, e um número de 181 vacas selecionadas. Temos, inclusive, inseminação agendada nos municípios de Boquim, dia 21 de junho, e Riachão do Dantas, dia 3 de julho”.
O agro não para!
É o Governo de Sergipe trabalhando para melhoramento genético do rebanho!