/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Assista o Vídeo: Prefeito paquerado pela oposição

Em Itabaiana, já se comenta a possibilidade de um rompimento político entre o prefeito Adailton Sousa (PL) e o ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL).

Isso pelo fato de Valmir vir criticando a gestão do aliado e declarando que será candidato a prefeito do município em 2024, o que tira Adailton do direito de disputar a reeleição.

Um aliado dos dois confirmou esse clima de incerteza à coluna, enfatizando que o problema maior é que Valmir, que foi bem votado para governador do Estado em 2022, não senta com Adailton para conversar.

Esse entendimento de que existe a possibilidade de um racha entre os dois já ultrapassou as fronteiras de Itabaiana.

Em um evento recente que o senador Rogério Carvalho (PT) fez no município, com prefeitos da região do agreste, o empresário Sérgio Gama – que foi seu vice quando disputou o governo em 2022 e tinha assumido a presidência do MDB – fez publicamente convite a Adailton para se filiar ao partido.

Disse Gama que se sentiria “muito honrado” se ele se filiasse ao MDB. Depois do seu pronunciamento, o prefeito Marcos Santana (MDB-São Cristovão) reforçou convite para Adailton se filiar a legenda.

Já na sexta-feira passada, durante inauguração do Campus do IFS em Poço Redondo, pelo governo Lula, com as presenças dos ministros Márcio Macedo (Secretaria Geral da Presidência da República), Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil), o governador Fábio Mitidieri foi muito solicito com Adailton.

Começou pedindo licença para ver o prefeito e dizendo, em tom de brincadeira, que desde o início ele [Adailton] tentava ver a solenidade e não conseguia.  Depois afirmou para o prefeito de Itabaiana: “Viu como cuido de você? Cuide de mim também. Quando acaba a eleição a gente desce do palanque e começa a gestão. Portas abertas no meu governo para você”.

Trocando em miúdos, o governador Mitidieri e o senador Rogério estão acenando para o prefeito de Itabaiana, na condição de desafeto hoje a Valmir de Francisquinho.

E um marco da gestão de Fábio Mitidieri é trazer adversários políticos para o seu lado…

Tem hoje com aliados os ex-oposicionistas senador Alessandro Vieira (PSDB), delegada Danielle Garcia (Podemos), deputado estadual Samuel Carvalho (Cidadania), ex-deputada estadual Kitty Lima (Cidadania) e o empresário Milton Andrade.

………………………………………………………………

Palanque 

O prefeito de Itabaiana, Adailton Sousa (PL), não caiu de paraquedas na solenidade de inauguração do Campus do IFS de Poço Redondo. Foi convidado oficialmente pelo ministro Márcio Macedo (PT) para comparecer ao evento, em que estavam mais dois ministros e o governador Fábio Mitidieri (PSD). Recentemente ele foi bem avaliado pelo Tribunal de Contas, por meio do IEGM, pela boa gestão em áreas como finanças, saúde, educação e meio ambiente.

Vídeo do governador Fábio Mitidieri na paquera política com o prefeito Adailton Sousa:

É fato

O ex-prefeito Valmir de Francisquinho (PL) tem declarado em Itabaiana que será candidato a prefeito em 2024 e que o seu filho, o ex-deputado estadual Talysson de Valmir (PL), disputará a Prefeitura de Areia Branca.  Ele só não será candidato se tiver algum impedimento na justiça eleitoral.

Mesmo adversário

Como em Itabaiana, o maior adversário de Valmir em Areia Branca será o deputado estadual Luciano Bispo (PSD). É que o prefeito Alan de Agripino (PSC), é sobrinho do ex-prefeito e amigo de longa data do parlamentar.

Fórum de governadores 1

A maior parte dos chefes de Executivo estaduais que participou do Fórum de Governadores, nesta quarta-feira (24) em Brasília, teve uma “avaliação positiva” da proposta de reforma tributária que tramita no Congresso Nacional. O apoio, no entanto, depende ainda da finalização do texto que será apresentado pelo relator da matéria na Câmara dos Deputados, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).

Fórum de governadores 2

O Fórum contou com a participação de 25 governadores, inclusive Fábio Mitidieri, e 2 vices. O relator da proposta, deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e o deputado Reginaldo Lopes, coordenador da Reforma Tributária, também participaram do encontro e apresentaram um breve resumo da atual situação da pauta no Congresso e o próximo passo para que deputados e senadores apreciem a proposta.

Cota de gênero 1

Na sessão de julgamentos dessa terça-feira (23), foi reconhecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fraude à cota de gênero praticada pelo  Progressista (PP) no município de São Miguel dos Campos (AL). Para o Plenário, os fatos trazidos ao conhecimento da Corte Eleitoral comprovaram que uma das candidaturas femininas lançadas para concorrer ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020 era fictícia.

Cota de gênero 2

Por maioria, os ministros determinaram a nulidade dos votos recebidos pelo Progressistas no município, a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e os diplomas das candidaturas a eles vinculadas, com o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. A decisão deverá ser cumprida imediatamente.

Cota de gênero 3

Em Sergipe, nesta quarta-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) notificou à Câmara Municipal de Nossa Senhora do Socorro sobre a cassação do mandato de três vereadores do PP pela questão da cota de gênero, determinada pelo Tribunal Superior Eleitoral. Perderão os mandatos: Elmo Paixão, Eliel Felipe e João Mochila.

Cota de gênero 4

O TRE também informou ao presidente da Câmara, vereador Betinho, que fará a retotalização dos votos para ver quem assumirá os mandatos. A recontagem dos votos está marcada para a próxima terça-feira, 29.

Cota de gênero 5

Quem também está ameaçado de perder o mandato, pela cota de gênero, é o deputado federal Ítalo de Valmir (PL), filho do ex-prefeito Valmir de Francisquinho.  Já tem uma ação contra ele. A Emenda Constitucional 117 (originária da PEC 18/21), obriga os partidos políticos a destinar no mínimo 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas.

Sobre aumento do servidor

Em atendimento às Leis nº 9.202 e 9.203, a Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que o valor que se encontra no contracheque do servidor público estadual corresponde ao salário reajustado com vigência a partir de 10 de maio de 2023. Tendo em vista o fato do reajuste salarial ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Sergipe no dia 9 de maio e o governador Fábio Mitidieri ter sancionado no dia 10, portanto, um dia após aprovação na Alese. Essas informações estarão nos contra cheques do funcionalismo.

 

Veja essa…

Do deputado estadual Ibrain de Valmir (PV) em resposta a uma fala de um integrante do grupo político do deputado federal Gustinho Ribeiro (Republicanos), que não queria uma aliança com os Monteiros, em Lagarto: “Temos vergonha na cara, nosso candidato é Valmir Monteiro! Parem de mandar mensageiros”.

 

CURTAS

A Assembleia Legislativa de Sergipe vai dispor de uma Frente Parlamentar em Defesa dos Municípios. A proposta é do deputado estadual Cristiano Cavalcante (UB), líder do governo na Alese, que dialogará com os colegas para sua plena instalação.

 

Toda a bancada federal de Sergipe na Câmara dos Deputados votou a favor do arcabouço fiscal. Com a conclusão da votação, na noite desta quarta-feira, o projeto do novo regime fiscal será enviado ao Senado.

Após intensa negociação e articulação do senador Laércio Oliveira (PP-SE), o líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), anunciou em Plenário que o presidente Lula se comprometeu a vetar os artigos da Medida Provisória 1147/2022 que desviavam cerca de R$ 450 milhões do orçamento do Sesc e do Senac para a Embratur.

Após o anúncio do acordo, os senadores aprovaram o relatório da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) que altera a lei do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse) e zera as alíquotas do PIS e da Cofins sobre o transporte aéreo até 2026.

 

- Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: