A Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) promove oficinas de qualificação profissional para beneficiários do Auxílio Municipal Especial (AME), em Aracaju, a partir do dia 12 de junho.
Segundo a Prefeitura de Aracaju, o objetivo é ampliar oportunidades para que as famílias superem situação de extrema pobreza e conquistem autonomia finaceira, além da transferência de renda. O programa também contempla pessoas assistidas pelos Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Outro requisito é ser maior de 14 anos.
Inicialmente, serão realizadas três turmas da oficina de preparação ao mercado de trabalho com carga horária de 4 horas, que acontecem no dia 12 de junho, no Cras João de Oliveira Sobral, (Bairro do Santos Dumont); no dia 14 de junho, no Cras Risoleta Neves, (Bairro Cidade Nova); e no dia 15 de junho, no Cras Carlos Fernandes de Melo (Bairro Lamarão).
As inscrições devem ser realizadas de forma presencial nos Cras.
AME
O AME é um programa de transferência de renda do município que beneficia famílias em situação de extrema pobreza não inseridas em nenhum outro programa da mesma finalidade, garantindo concessão de um benefício no valor de R$ 300,00 mensais, pago através de cartões de alimentação.
Atualmente, o programa conta com cerca de 350 beneficiários. A família acessa o Cras para solicitação do AME, a equipe técnica do Paif identifica as suas necessidades e encaminha ao Cadastro Único possibilitando a identificação dos critérios para recebimentos do benefício.