/* */

Xexo.com.br

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Prefeitura de Estância promove Ato Pela Vida e em Defesa dos Direitos das Mulheres

Na manhã desta segunda-feira, dia 31 de julho, a Praça Barão do Rio Branco, em Estância, foi palco do Ato Pela Vida das Mulheres, uma iniciativa realizada pela Prefeitura de Estância em parceria com o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CREAM). O evento foi uma forma de marcar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 29 de julho, destacando a importância de combater a violência de gênero e proteger a vida das mulheres.

Durante o ato em defesa da mulher, o prefeito Gilson Andrade expressou com firmeza que a cidade de Estância não tolera a violência contra as mulheres e reafirmou a necessidade de erradicar esse problema de uma vez por todas. “A sociedade estanciana não aceita violência contra mulher, e precisamos de uma vez por todas acabar com esse mal na sociedade. Parabenizo a todas as professoras, alunos, Secretárias e todos os homens de Estância que estão engajados nesse enfrentamento à violência contra a mulher. Precisamos eliminar todas as formas de preconceito contra as mulheres e garantir a equidade de oportunidades e espaços para elas. Vamos à luta sempre”, destacou o prefeito.

A Secretaria Municipal da Assistência Social foi a responsável pela organização do ato, contando com o apoio da Coordenadoria Municipal de Política para a Mulher e do CREAM, que atuam de forma dedicada na promoção da igualdade de gênero e na defesa dos direitos das mulheres.

“Através do CREAM, a Secretaria da Assistência tem trabalhado intensamente para proteger nossas mulheres, promovendo campanhas contra a violência e o feminicídio, além de oferecer acolhimento às vítimas. Hoje, este ato em defesa da vida da mulher e combate ao feminicídio, realizado em parceria com a Secretaria Municipal da Educação, ganha ainda mais força, pois sabemos que a educação é essencial para mudar o mundo. Nossa ideia foi trabalhar essa temática nas escolas, e hoje temos aqui algumas delas apresentando trabalhos relacionados ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 29 de julho. Estamos aqui para dizer não à violência contra a mulher e ao feminicídio. Aproveitamos também para lançar nossa campanha do Agosto Lilás, mês dedicado ao combate à violência contra a mulher. Faremos uma ampla campanha de prevenção e conscientização nos salões de beleza da cidade”, expressou a Secretária da Assistência Social Gabriela Meneses.

O Ato Pela Vida das Mulheres contou com a expressiva presença de diversos segmentos da sociedade. Professores, alunos das Escolas Dom Coutinho, Júlio César Leite e João Nascimento Filho, bem como secretárias municipais, participaram do evento, demonstrando o engajamento da comunidade local na causa.

A Delegada Marcela Souza da Delegacia de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) de Estância, destaca a importância do trabalho da delegacia e a colaboração das instituições públicas municipais como rede de proteção às mulheres. “Aqui na DAGV de Estância, temos um trabalho contínuo, recebendo e acolhendo denúncias diariamente. O grau de confiança que as mulheres têm na polícia e nas instituições públicas municipais, como o CREAM, é fundamental para o funcionamento da rede de proteção. Encaminhamos as mulheres para o centro de referência, onde recebem acompanhamento psicológico e social. A importância dessa relação é indiscutível, pois trabalhamos com acolhimento humanizado, ouvindo e encaminhando cada caso para o atendimento necessário. É fundamental que as mulheres denunciem diversos tipos de crime, não se limitando apenas às agressões físicas, pois o combate ao feminicídio começa já nas primeiras ameaças ou insultos. Ao acionar a polícia nesses momentos iniciais, evitamos que elas se encontrem em situações de risco ou perseguição”, afirmou.

Os cartazes e projetos exibidos no ato trouxeram mensagens impactantes, ressaltando a importância da conscientização e da criação de uma rede de apoio solidária para proteger e apoiar as mulheres em situação de vulnerabilidade.

“Ao resgatar datas simbólicas na luta das mulheres, buscamos reforçar que essa luta é contínua e vai além do momento presente. Essas datas específicas são importantes para conscientizar toda a sociedade, envolvendo diversos segmentos no combate à violência contra a mulher. O CREAM tem desempenhado um papel de extrema importância, proporcionando acolhimento e resgatando a cidadania das mulheres. Atualmente, contamos com 106 mulheres assistidas, que recebem orientação, acolhimento e proteção”, destacou a coordenadora do CREAM, Guadalupe Batista.

A Prefeitura de Estância convida a todos a se unirem nessa causa, pois combater o Feminicídio é um dever de toda a sociedade. Juntos, podemos construir uma realidade mais justa e segura para todas as mulheres, garantindo o respeito aos seus direitos fundamentais e o fim da violência de gênero.

- Veja mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale conosco: