Quando Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores, ganhou as eleições do ano de 2022, o atual presidente prometeu trazer de volta um dos programas mais queridos e abrangentes dos cidadãos brasileiros, o Minha Casa, Minha Vida. A promessa, além de ter sido cumprida, trouxe grandes novidades aos interessados.
Segundo as novas regras do Minha Casa, Minha Vida, dessa vez, o programa que garante o financiamento habitacional está mais abrangente do que nunca. O objetivo é garantir que cada vez mais brasileiros tenham acesso às moradias próprias, considerando os critérios de concessão.
Levando isso em conta, as mudanças do Minha Casa, Minha Vida não param de chegar. Agora, o Governo Federal anunciou que há a possibilidade de obter o financiamento gratuito, mas como? É justamente a questão que está intrigando muitos.
Minha casa
Para início de conversa, muita gente ainda desconhece o termo “financiamento habitacional”, e é por isso que existem tantas dúvidas quanto ao financiamento voltado ao Minha Casa, Minha Vida, visto que ele atua justamente dessa forma.
Sem muita enrolação, o financiamento habitacional diz respeito à possibilidade de financiar um imóvel residencial, isto é, um imóvel que servirá como morada de um cidadão. Existem diversos tipos de financiamentos do tipo, entretanto, o Minha Casa, Minha Vida é o mais acessível deles.
Isso porque o programa funciona através do Governo Federal. Assim sendo, o objetivo é garantir parcelas mais reduzidas, além do custo menor para adquirir uma casa. Aliás, é por isso que as casas seguem um modelo padrão, porque visam atender o maior número de cidadãos possível.
Assim sendo, quando um indivíduo opta pelo financiamento em questão, ele passa a ter uma dívida com o Governo Federal. Essa dívida poderá ser parcelada em dezenas e dezenas de vezes, cujo objetivo é garantir que as parcelas caibam no bolso de cada um dos interessados.
E como fica a questão da gratuidade do financiamento?
Bem, assim como dito, quando uma pessoa opta pelo financiamento habitacional pelo Minha Casa, Minha Vida, ela passa a ter uma dívida direta com o Governo Federal. Por outro lado, agora, uma nova possibilidade pode isentar o cidadão do pagamento das parcelas. Mas como assim?
Segundo as normas propostas, poderão beneficiar-se com o financiamento gratuito todos aqueles que recebem o Bolsa Família e/ou o Benefício de Prestação Continuada. Para isso, o Governo Federal deverá analisar os perfis e definir a concessão.
As novas regras ainda garantem que a Caixa Econômica Federal, banco responsável pelo financiamento, conte com a adesão e atualização dos contratos o quanto antes, mais especificamente, até o dia 30. Ademais, as autoridades governamentais confirmaram que a ideia já estava sendo estudada há muito tempo, mais precisamente, desde o início do ano.
Fonte: brazilnewsinforma.com