Os senadores aprovaram nesta terça-feira (3) a concessão de pensão especial a filhos e dependentes de vítimas de feminicídio. O benefício será pago a menores de 18 anos de idade de família de baixa renda, no valor de um salário mínimo, que será dividido entre os filhos e dependentes. O texto segue para sanção presidencial.
Pelo Projeto de Lei 976/2022, a família do órfão deverá ter renda familiar mensal per capital igual ou inferior a um quarto do salário mínimo (R$ 330) para que seja feito o pagamento da pensão especial.
A pensão pode ser paga antes da conclusão do julgamento do crime. Caso a Justiça não considere que houve feminicídio, o pagamento é suspenso, sendo que os beneficiários não serão obrigados a devolver os valores recebidos, desde que não seja comprovada má-fé.
O projeto impede que suspeito de cometer o feminicídio ou de coautoria do crime de receber ou administrar a pensão em nome dos filhos.
Outra proibição é acumular a pensão com demais benefícios da Previdência Social.
Em 2022, o número de feminicídios aumentou 6,1% em comparação ao ano anterior. Foram 1.437 mulheres mortas por serem mulheres. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, houve crescimento de todas as formas de violência contra a mulher.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
4 comentários em “Senado aprova pensão especial para filhos de vítimas de feminicídio”
Very soon this website will be famous among all blog visitors, due to it’s
good content
Excellent article. I’m going through a few of these issues as well..
I really like your blog.. very nice colors & theme.
Did you make this website yourself or did you
hire someone to do it for you? Plz respond as I’m looking to design my own blog
and would like to find out where u got this from. thanks a lot
When someone writes an piece of writing he/she keeps the idea of a
user in his/her brain that how a user can know it. So
that’s why this paragraph is amazing. Thanks!