Neste sábado (15) acontece o ‘Dia D’ de vacinação contra o sarampo voltado ao público de 5 a 19 anos. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos 75 municípios estão abertas para receber o público-alvo e atualização do cartão de vacinação.
O objetivo da aplicação da vacina é a prevenção contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. A meta é atingir pessoas que ainda não receberam a vacina, além de ser uma estratégia de interrupção da transmissão do vírus do sarampo no país. A campanha vai até o dia 13 de março.
“Vamos trabalhar desta vez, a população de 5 a 19 anos. A pessoa deve ter duas doses da vacina da tríplice viral na caderneta, caso não tenha nenhuma dose, apenas uma, ou não localize o cartão de vacinação, tem que ir à UBS receber a dose. Na ocasião, também estamos aproveitando para atualizar os cartões de vacinação”, explica a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles.
A tríplice viral também é ofertada na rotina das Unidades Básicas de Saúde [UBS] para as pessoas com idade entre 1 a 49 anos. Se o indivíduo está nessa faixa etária e não tomou ainda, pode se dirigir até uma unidade.
A doença
O sarampo é uma doença infecciosa grave e pode ser fatal e se caracteriza por febre, erupção avermelhada na pele e problemas respiratórios. É uma doença viral altamente contagiosa que pode deixar sequelas. A transmissão acontece de pessoa para pessoa, através de secreções expelidas pela tosse, espirro, respiração, e o período de incubação, que é o tempo entre contágio e o aparecimento dos sintomas, tem, em média, 12 dias.
via G1