O Superior Tribunal de Justiça (STJ) concedeu uma liminar autorizando Sabrina Pereira de Freitas, de 38 anos, a cultivar e transportar plantas de maconha para uso medicinal. O acórdão do STJ revoga uma decisão do Tribunal Regional Federal da 2ª Região que tinha anulado os efeitos de uma sentença de primeira instância, assegurando à paciente um salvo-conduto para evitar que ela seja presa ou que tenha apreendidos suas sementes, mudas, plantas e insumos necessários para o cultivo de cannabis medicinal.
Na decisão, o ministro Og Fernandes restabelece os efeitos da sentença até o julgamento definitivo. “Sabrina tem laudos médicos, prescrições e autorização da Anvisa para importar o óleo de cannabis, mas o valor do medicamento é alto e inviabilizaria o seu tratamento. Proibir que ela cultive a cannabis para dar continuidade ao seu tratamento viola direitos básicos, como o direito à saúde e à dignidade”, comenta o autor da ação, o advogado especialista em Direito Canábico, Ladislau Porto, do escritório Dantas e Porto.
Transformação
Sabrina sofreu um acidente automobilístico em 2011, que provocou graves sequelas na fala e nas funções motoras. Ela tentou terapias convencionais e passou a usar óleo de canabidiol a partir de 2013 para potencializar os resultados dos tratamentos convencionais. Desde então, seu quadro geral apresentou melhoras significativas. “A cannabis é um neuroprotetor, auxiliou na neuroplasticidade, aumentou a imunidade e diminuiu demais as espaticidades, melhorou meu equilíbrio, eu me sinto muito bem com esse tratamento”, define Sabrina.
Decisão
No acórdão, o ministro diz considerar frágeis os fundamentos adotados pelo Tribunal de origem ao negar a concessão de salvo-conduto a Sabrina.
Ladislau Porto ressalta que tribunais, inclusive os de instâncias superiores, vêm frequentemente concedendo salvos-condutos para o plantio de cannabis medicinal. “Há um entendimento claro que negar a pacientes o acesso a tratamento com cannabis vai além de atentar contra o direito à saúde, é uma questão humanitária”, comenta Porto.
O caso de Sabrina
Após o acidente, o prognóstico inicial era que Sabrina poderia ficar em estado vegetativo em função da lesão que sofreu. Ela tem lesão axonal difusa e um dos laudos médicos anexados no processo explica que ela iniciou tratamento convencional em 2012 com acompanhamento fisioterápico, psicológico e neurológico. “Em 2013 iniciou uso de óleo de cannabis de fabricação artesanal com melhora significativa do quadro de dor, sono e foco, propiciando melhor andamento do tratamento multidisciplinar. (…) Hoje apresenta força muscular melhorada e próxima do normal, sem necessidade de auxílio para a locomoção, uma leve dismetria, leves alterações do equilíbrio e grande melhora da disartria hoje com fala compreensível. Porém necessitando de aumento progressivo da dose pra melhora dos sintomas”, revela o laudo.
Segundo a paciente, que fez um curso para produzir seu próprio óleo, a maconha é uma “plantinha mágica”. “Ela tem o poder de fazer uma criança parar de ter muitas convulsões diárias, melhora os sintomas do Parkinson, epilepsia e ativou a neuroplasticidade que permitiu a minha evolução. É um atraso essa planta ser proibida!”, defende Sabrina.
Sobre Ladislau Porto
Ladislau é advogado especializado em Direito Canábico, membro do Conselho Federal da Comissão de Cannabis Medicinal da OAB; membro da Comissão de Criminologia do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB); diretor do Setor de Cannabis Medicinal da OAB/RJ e membro da Comissão de Direito Canábico da OAB/PE. Sócio do escritório Dantas e Porto, Ladislau é associado ao Instituto Mundo Cannabis, entidade que tem como objetivo promover educação e acesso à cannabis medicinal no Brasil. Atua como consultor de Associações de Pacientes em diversos estados do Brasil para auxiliar na obtenção do direito legal de cultivar a cannabis para fins medicinais.
Fonte: emsergipe
11 comentários em “STJ derruba veto e autoriza paciente do Rio a plantar cannabis”
Very good blog post. I absolutely appreciate this site. Continue the
good work!
I have read so many posts on the topic of the blogger
lovers except this post is genuinely a nice post, keep it up.
You should be a part of a contest for one of the greatest websites on the internet.
I will recommend this web site!
If some one wishes to be updated with most up-to-date technologies then he must be visit this website and be up to date all the time.
pharmacie en ligne vendant médicaments Espagne ratiopharm
Herisau médicaments en ligne livrée à votre porte
алматы китап каталог, алматы
кітап магазин туынды түбірлердің мағынасы, туынды түбірлердің морфемдік
bigban азайт, сағынсамда қимасамда скачать пылесос
aura roboclean цена, aura roboclean цена в германии
форелевое хозяйство по верхней каскеленской
трассе, форель в алмарасане мәтіннің құрылымы дегеніміз не, мәтіннің құрылымдық бөліктері тасбақа мен бүркіт
жылтыр тас, асыл тас түрлері
абай неше ағайынды болған, абайдың неше күйі бар мәкрүһ уақыт, намазды уақытынан ерте оқу аналитикалық машина қайда
пайда болды, есептеу машинасы қайда пайда болды жибек жолы астана, жибек жолы история
ағаш туралы шығарма жас ана мектебі, қауіпсіз ана болу тұжырымдамасы о туған жер қадіріңді кім
білген текст, бесік жер шаба әденқұл текст онтустик жане солтустик корея,
солтүстік корея туралы мәлімет
этапы урока по обновленной программе,
чем обусловлено деление уроков на типы курс аэропорт,
курс доллара в аэропорту астаны
гостиница алатау алматы телефон, swiss hotel almaty контакты парфия кушан грек бактрия ортақ белгілері, мифті
жалғастырыңдар
Because the admin of this web page is working, no uncertainty very soon it will be famous, due to its feature contents.