A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) arquivou nesta terça-feira (27/2) um processo contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) que investigava a suspeita de corrupção passiva. Para os magistrados, a denúncia — baseada em delação premiada — não apresentou provas suficientes para constatar a existência de um crime. Segundo Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS, o tucano recebeu propina entre 2010 e 2012.
O inquérito, aberto em 2020, se baseou na delação premiada de Léo Pinheiro. Ele disse que Aécio Neves recebeu propinas em troca de influência política no governo mineiro e no Congresso Nacional em questões de interesse da empreiteira. À época, o político era governador de Minas Gerais.
Segundo a investigação, um desses pontos negociados seria a manutenção no cargo do então presidente da Companhia Energética Minas Gerais (Cemig), Djalma Bastos de Morais. A empreiteira também articulava o fornecimento de materiais e serviços para implantação do Programa de Eletrificação Rural “Luz Para Todos”.
“Sem provas”
Na avaliação do ministro Gilmar Mendes, não havia “elementos mínimos que pudessem sustentar a investigação e manutenção do inquérito a partir das diligências investigativas”. “O que se observou foi a execução de plano político de certos segmentos do Judiciário e do Ministério Público que geraram muita convicção sem provas”, completou o magistrado.
O voto foi seguido por André Mendonça, Nunes Marques e Dias Toffoli. Edson Fachin votou para manter o envio da investigação para a Justiça de Minas Gerais.
Em nota, a defesa de Aécio Neves, assinada pelo advogado Alberto Toron, afirmou que o arquivamento demonstra “a covardia e falsidade das acusações feitas contra o parlamentar”.
“Essas falsas acusações são resquícios de uma época em que o Estado Democrático do Direito Brasileiro foi atacado e ameaçado pelo projeto pessoal de poder de alguns membros de algumas instituições, que lançaram denúncias indevidas contra as lideranças de diversos partidos políticos do país. A verdade, mais uma vez, prevaleceu”, diz o comunicado.
Fonte: politicacomoeuvejo
6 comentários em “STF arquiva ação contra Aécio Neves por corrupção passiva”
Wow that was unusual. I just wrote an incredibly long comment but after I clicked submit my comment didn’t appear.
Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow, just
wanted to say fantastic blog!
Hello, i believe that i saw you visited my site so
i came to go back the desire?.I’m attempting to to find things
to enhance my website!I suppose its good enough to make use of a few of your concepts!!
іште құрт болса белгілері,
іштегі құртты қалай кетіруге
болады заповедник куш, экологические проблемы алматинского заповедника можно ли мусульманам пить алкоголь, можно ли мусульманам
пить пиво плеврит этиологиясы,
іріңді плеврит
medicamentos compra en Francia Galpharm Limmen Acheter médicaments sans ordonnance
en quelques minutes
бухгалтерский баланс онлайн, составить бухгалтерский баланс онлайн
рк ядросыз әлем еркіндік кепілі эссе,
қазақстан ядросыз әлем қозғалысының көшбасшысы қмж балалардағы қол және аяқтардың сынулары,
иық сүйегінің сынуы презентация жасанды интеллекттің даму тарихы,
жасанды интеллект қолдану салалары
работа для верстальщика фриланс официальная подработка саратов как начать работать
на фрилансе с нуля работа бухгалтером
фриланс