A prefeita de Gararu Zete de Janjão (PSD) anunciou o nome que comporá a sua chapa majoritária na disputa pela reeleição durante entrevista na noite da última quinta-feira, 18. O escolhido é o vereador Roque da Lagoa Primeira (Progressistas), cuja atuação como parlamentar na Câmara de Vereadores de Gararu já está no segundo mandato.
A escolha de Roque como vice na chapa que buscará a reeleição se deu a partir de levantamentos estatísticos, com uma série de pesquisas de opinião pública produzidas desde as primeiras discussões para a composição da chapa. “Sempre dissemos que o vice seria fruto da vontade popular e não recuamos disso, pois nosso agrupamento acredita fielmente que qualquer decisão a ser tomada deve passar pelo crivo popular”, disse Zete.
O vereador e agora pré-candidato a vice-prefeito, Roque da Lagoa Primeira, é conhecido, principalmente na Zona Rural de Gararu, como um nome muito ligado a trabalhos sociais e atenção à população. No seu histórico, além dos dois mandatos de vereador, estão os dois biênios que atuou como presidente da Câmara de Vereadores.
Na avaliação de Roque, a escolha a partir de opinião pública é acertada, pois cumpre um papel democrático. “É um critério justo, porque de fato é o povo que escolhe os políticos […] Não foi a prefeita diretamente quem me indicou, não foi um líder político estadual ou municipal, não foi nada imposto. Foi tudo estabelecido a partir de um critério de levantamento popular”, afirmou.
O pré-candidato a vice também levantou uma pauta alarmante de discriminação social e racial que vem sofrendo desde as primeiras aparições suas em pesquisa como um nome bem avaliado para compor a chapa de Zete. Segundo ele, diversas ilações têm sido feitas com tom discriminatório pela sua cor e condição social.
“Desde o ano passado para cá venho sofrendo um certo preconceito por ex-integrantes do nosso agrupamento por essa questão de não concordar com o levantamento […] Por eu não ter uma situação financeira abastada, fui colocado como uma pessoa que não poderia ser pré-candidato. Isso para mim, soa como discriminação”, disse o vereador, que ainda citou uma série de falas preconceituosas que vêm sendo espalhadas no município.
Com cerca de 80% de aprovação popular, Zete tem marcado a história gararuense a partir de uma série de medidas administrativas que vem adotando desde janeiro de 2021, mês em que foi empossada prefeita. Desde então, tem se destacado pelas inúmeras obras e reformas e pela política de valorização dos servidores públicos, incluindo os professores, cujo piso já foi reajustado por sete vezes nesse período.
Ascom Zete de Janjão