Uma concessionária de carros de luxo na cidade de Guarulhos amanheceu nesta terça-feira (11) completamente embaixo d’água após a chuva forte que caiu na Grande São Paulo no fim da tarde de segunda (10).
Vários veículos de marcas caras, além de utilitários – os chamados SUV – foram tragados pelo temporal e ficaram boiando na porta da loja durante a tempestade.
A chuva que castigou a cidade deixou casas e comércios inundados. As lojas e estabelecimentos comerciais que ficam na Avenida Antônio de Souza, no Centro, foram os mais afetados, incluindo a concessionária, que teve um prejuízo milionário.
São carros novos e zero quilômetro, além de seminovos, que ficaram empilhados uns sobre os outros em razão das enchentes.
Os donos da concessionária ainda não tinham ido à loja até o início da manhã desta terça, mas os funcionários estimam que os prejuízos são incalculáveis.
Por meio de nota, a gestão do prefeito Lucas Sanches (PL) disse que as secretarias da Prefeitura de Guarulhos “estão com suas equipes nas ruas para atendimento à população desde o início das chuvas e seguirão de prontidão após o escoamento da água pluvial”.
“O temporal teve início na última segunda-feira (10), por volta das 15h30, e se estendeu até cerca de 17h. Não houve vítimas. A unidade de medição pluviométrica localizada na sede da Defesa Civil registrou aproximadamente 100 mm de chuva nesse período, muito acima dos 10 mm previstos para o dia”, disse.
“A Defesa Civil registrou 6 ocorrências de alagamentos em residências, nos bairros Vila Flórida, Centro, Jd. Nazaré e Cocaia; duas ocorrências de quedas de árvores no Cocaia, e o desabamento parcial do muro da Etec, no Parque Cecap”, completou.
Segundo Sanches, o temporal causou diversos pontos de alagamento em vias importantes como Avenida Paulo Faccini, Avenida Monteiro Lobato e Avenida Brigadeiro Faria Lima. Há registro de alagamentos em residências na comunidade Vila Flórida, que tinha sido atingida duas semanas atrás.
A chuva na cidade também provocou a interrupção da rede elétrica, apagando semáforos e causando problemas de trânsito.
A Marginal da Via Dutra, sentido São Paulo, ficou congestionada durante cerca de 2 horas até as águas escorrerem na cidade.
A chegada da chuva que atingiu cidades da Grande São Paulo e a capital paulista na tarde de segunda fez o dia “virar noite”, com o céu encoberto pelas nuvens.