A Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) confirmou, nesta quarta-feira (23), que aplicou multas, que somadas, alcançaram quase R$ 1,5 milhão para empresa responsável pela coleta de lixo de Aracaju.
Segundo a Adema, a multa foi aplicada porque a empresa não possui licença ambiental para realizar o serviço de coleta de resíduos da construção e nem de lixo doméstico.
“Os prazos para a defesa expiraram, sem a apresentação da defesa de forma tempestiva. A empresa foi autuada no dia 26 de março, quando foi aberto um prazo de 20 dias corridos para que a empresa se defendesse do auto de infração”, disse o diretor-presidente da Adema, Carlos Anderson Pereira.
A empresa Renova informou em nota que apresentará, no prazo legal, o recurso cabível contra referida decisão. “A Renova reafirma seu compromisso com o cumprimento de todas as exigências legais, bem como dos protocolos ambientais aplicáveis às suas atividades. Reiteramos nosso compromisso com a transparência, a legalidade e a responsabilidade socioambiental”.
A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), responsável pela contratação do serviço disse que vai se reunir com o departamento jurídico para avaliar a situação até o final da manhã desta quinta-feira (24).